[the_ad id="288653"]

Queimadas matam animais e deixam milhares sem energia no Vale do Aço

FOTO: Cemig

IPATINGA – Incêndios em áreas rurais e urbanas do Vale do Aço têm provocado interrupções no fornecimento de energia elétrica, afetando milhares de clientes da Cemig. Apenas na última semana, um incêndio no bairro Macuco, em Timóteo, deixou cerca de mil unidades sem energia e matou quatro cavalos. Em setembro, queimadas na BR-381 danificaram cinco postes, interrompendo o serviço para aproximadamente 11 mil clientes em Timóteo, Antônio Dias, Marliéria e Jaguaraçu.

Dados da Cemig indicam que, até agosto, a Região Metropolitana do Vale do Aço registrou 46 ocorrências, deixando cerca de 57 mil clientes sem energia. Na região, que integra a regional Leste do estado, as queimadas têm sido a principal causa de danos à rede elétrica, afetando Ipatinga, Santana do Paraíso e outras cidades.

Segundo Felipe Ildefonso Mendonça, engenheiro do Centro de Operação da Cemig, “Postes, cabos e torres podem ser destruídos pelas chamas, o que prolonga o restabelecimento do serviço e aumenta os transtornos para os clientes. O excesso de fumaça também representa risco à saúde, especialmente nesta época do ano, quando doenças respiratórias tendem a se agravar”.

Para reduzir ocorrências, a Cemig realiza ações preventivas, incluindo a limpeza de faixas de servidão, poda de árvores e arbustos, remoção de vegetação próxima a postes e torres, além de inspeções constantes em suas linhas de transmissão. Técnicas como aceiros ao redor de postes de madeira e pintura da base das estruturas com tinta antichamas também são empregadas em áreas de maior risco.

A companhia alerta que provocar queimadas é crime, podendo resultar em prisão. Entre as medidas de prevenção recomendadas estão apagar corretamente fogueiras, não jogar pontas de cigarro acesas em áreas com vegetação e evitar deixar garrafas de plástico ou vidro expostas ao sol, já que podem iniciar focos de incêndio.

Com ações preventivas e conscientização da população, a Cemig busca minimizar o impacto das queimadas, garantindo mais segurança e estabilidade no fornecimento de energia para a população do Vale do Aço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM