GOVERNADOR VALADARES – A Comissão de Trabalho, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove, na próxima sexta-feira (19), uma audiência pública para discutir a situação dos trabalhadores migrantes. O encontro acontecerá às 14h, na Câmara Municipal de Governador Valadares.
A iniciativa, proposta pelo deputado estadual Betão (PT), tem como objetivo analisar os impactos das políticas do governo norte-americano sobre Minas Gerais — especialmente em Governador Valadares e na região do Vale do Rio Doce — e avaliar as condições enfrentadas pelos migrantes no processo de repatriação.
Participação de autoridades e especialistas
Entre os convidados que já confirmaram presença está a ministra de Estado do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo. Também participarão o presidente da Câmara Municipal de Governador Valadares, vereador Alê Ferraz (Novo), e as vereadoras Sandra Perpétuo (PT) e Gilsa Santos (PT).
O debate contará ainda com a contribuição da professora Sueli Siqueira, pesquisadora da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), e da professora Margarida Aparecida de Oliveira, pesquisadora da migração internacional vinculada ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Espaço de debate
De acordo com a ALMG, a audiência pública busca promover um espaço de diálogo entre representantes do poder público, especialistas e sociedade civil. O objetivo é discutir medidas de proteção social para migrantes e encaminhamentos que possam contribuir para enfrentar os desafios vividos por trabalhadores que retornam ao Brasil após tentativas de inserção no mercado de trabalho norte-americano.







