GOVERNADOR VALADARES – Nesta quinta-feira (28), o Parque de Exposições de Governador Valadares voltou a abrigar novamente a prática da Equoterapia, atividade terapêutica que transforma a vida de crianças, adolescentes e idosos com diferentes condições de saúde.
Pacientes com sequelas neurológicas, lesões medulares, paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento, autismo, síndrome de Down e outros distúrbios serão beneficiados pelo programa, que foi retomado pela Prefeitura de Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A iniciativa é conduzida pelo Centro de Atenção ao Deficiente Físico Dr. Octávio Soares (Cadef) e deve atender cerca de 80 pessoas.
As sessões contam com o acompanhamento de um condutor do cavalo, duas fisioterapeutas e uma psicóloga, todos integrantes do Cadef, que estarão lotados no Parque de Exposições. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Para viabilizar a retomada, o espaço foi reformado pela União Ruralista. Já a locação, equipamentos, selas, cavalos e demais materiais utilizados, num investimento estimado em R$ 150 mil, foram custeados pelo município. Além da estrutura ao ar livre, duas salas foram preparadas para atender os pacientes: uma para sessões individuais de fisioterapia e outra para atendimento psicológico.
De acordo com especialistas, a Equoterapia promove benefícios físicos, motores, cognitivos, sociais e emocionais. A coordenadora do Cadef, Kamila Gurgel, destaca os avanços conquistados pelos pacientes. “Eles ganham em socialização, interação, percepção visual e auditiva, autonomia, coordenação motora, equilíbrio, postura e muito mais. Tudo isso é notado pelos pais e familiares. E a nossa equipe, por sua vez, coloca ainda mais amor, humanização, empenho e dedicação no trabalho prestado”, afirmou.







