GOVERNADOR VALADARES – O Programa Indenizatório Definitivo (PID) entrou na fase final e se aproxima da data de encerramento da plataforma, marcada para o próximo dia 14 de setembro, conforme determinação das Instituições de Justiça. Restando apenas 20 dias para novos ingressos, a iniciativa já ultrapassou 306 mil requerimentos.
Até o momento, o PID contabiliza mais de 264 mil acordos firmados e cerca de 184 mil pagamentos enviados para execução, o que representa aproximadamente R$ 6,7 bilhões em indenizações individuais já pagas ou em fase de pagamento. O programa prevê indenização de R$ 35 mil, por pessoa física ou jurídica elegível, em parcela única, com liberação do valor em até dez dias após a homologação judicial do acordo individual.
“Estamos na reta final do PID. É fundamental que as pessoas e empresas elegíveis que ainda não ingressaram aproveitem essa oportunidade, caso desejem. O programa garante um processo simplificado de indenização, com pagamento em parcela única e liberação rápida após a homologação”, destacou Laura Sarti Mozelli, especialista Jurídico da Samarco.
PID reaberto
O PID foi reaberto em 1º de agosto, a pedido dos Ministérios Públicos Federal, de Minas Gerais e do Espírito Santo, além das Defensorias Públicas da União e dos dois estados. A medida visou ampliar as oportunidades para pessoas e empresas elegíveis que ainda não haviam ingressado no sistema. O prazo de manifestação também foi reaberto para o aceite de propostas indenizatórias recusadas ou não respondidas em tempo oportuno. Nestes casos, o período de 15 dias para o aceite será iniciado apenas após a notificação enviada pelo sistema ao defensor público ou advogado do requerente.
O programa é destinado a pessoas físicas e jurídicas que atendam aos critérios definidos no Novo Acordo do Rio Doce. Entre eles:
- Ter mais de 16 anos na data do rompimento da barragem (05/11/2015);
- Ter solicitado cadastro na Fundação Renova (em liquidação) até 31/12/2021, ou possuir ação judicial ajuizada até 26/10/2021, ou ter ingressado no sistema Novel até 29/09/2023 (em algumas hipóteses até 30/04/2020), sem ter celebrado acordo;
- Apresentar comprovante de residência em uma das localidades listadas no Acordo, documento de identificação com CPF e procuração a advogado particular ou declaração de outorga de poderes à Defensoria Pública.
O ingresso pode ser feito pela Defensoria Pública, de forma gratuita, ou por advogado particular. Os honorários advocatícios de 5% da indenização são pagos pela Samarco, sem qualquer desconto ao requerente. Honorários adicionais, se negociados entre advogado e cliente, não serão custeados pela empresa.
Para verificar se está apto a ingressar no PID, basta acessar o site da Reparação Bacia do Rio Doce. Mais informações estão disponíveis no site da Samarco.








Comments 7
Eu gostaria de saber o pq da demora de respostas nos processos q estão em análise, alguns q estavam inelegível ficou elegível e outros q estavam elegível ficou inelegível, pq a demora na análise???
Gostaria de saber se eu tenho como entrar com recurso, porque meu processo foi finalizado por falta de resposta do advogado obrigado
Erro da advogada como fazer e a mesma não responde
Será que vou receber
O meu cpf. Esta dando invalido. Gostaria de saber o porque estou no proçeço da ingraterra mais tambem nao conseguir o pid
Porque demora 90 dias para vc ser apto ao pid
QUEM ENTROU NO PID TÁ FORA DA AÇÃO INGLESA?