[the_ad id="288653"]

Governador Valadares recebe 1ª edição do projeto Rua de Direitos

FOTO: Cecília Pederzoli / TJMG)

Durante o dia, foram realizados cerca de 600 atendimentos gratuitos, incluindo emissão de documentos, consultas médicas, orientações jurídicas, vacinação, cortes de cabelo, distribuição de roupas e refeições

GOVERNADOR VALADARES – A Praça dos Pioneiros, em Governador Valadares (MG), foi palco, nesta quinta-feira (21), da 1ª edição do projeto Rua de Direitos, iniciativa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) voltada para a população em situação de rua.

O mutirão foi promovido pela direção do foro da comarca local, pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e pelo Comitê PopRuaJud, com apoio da Prefeitura, Câmara Municipal e diversas instituições parceiras.

Justiça mais próxima da população

A desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo, presidente do Comitê PopRuaJud e superintendente do Núcleo de Voluntariado do TJMG, destacou que o projeto busca quebrar preconceitos e devolver dignidade às pessoas em situação de rua.

“Ninguém está na rua porque quer. São fatores como rompimento de laços familiares, saúde mental e exclusão social. Por isso, precisamos de união entre instituições e sociedade civil para oferecer esperança e cidadania”, afirmou.

O juiz Sérgio Henrique Fernandes, coordenador-executivo do Comitê, reforçou a missão de aproximar a Justiça dos mais vulneráveis:

“É uma forma de combater a invisibilidade social e garantir que direitos fundamentais sejam respeitados”.

Já o juiz Anacleto Falci, coordenador do Cejusc em Valadares, celebrou o impacto da ação:

“O Rua de Direitos é um resgate de cidadania e dignidade, um passo importante para enfrentar uma das questões sociais mais complexas do nosso tempo”.

Prefeitura e parceiros unidos

O prefeito de Governador Valadares, Coronel Sandro, destacou a parceria da gestão municipal no projeto:

“São pessoas em situação de carência incalculável. Muitos nem sabiam que tinham direito a alguns serviços. Esse tipo de mobilização abre portas e gera transformação social”.

Entre os serviços oferecidos estiveram:

  • Emissão de identidade, CPF, certidões e título de eleitor
  • Atualização do Cadastro Único (CadÚnico)
  • Consultas médicas, odontológicas e vacinação
  • Atendimento previdenciário e orientações do INSS
  • Orientação jurídica e trabalhista
  • Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites
  • Corte de cabelo, banho solidário e distribuição de roupas e calçados
  • Café da manhã e almoço gratuitos

Sobre o projeto Rua de Direitos

O Rua de Direitos integra a Política Nacional de Atenção à População em Situação de Rua, alinhada ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O programa faz parte do Rua do Respeito, criado em 2015, e já foi realizado em cidades como Juiz de Fora.

Em Governador Valadares, a edição contou com a colaboração de instituições como Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública de Minas (DPMG), TRF6, TRT-MG, TRE-MG, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), INSS, PMMG, Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro, OAB-MG, Sebrae, entre outras entidades e parceiros locais.

Com união de esforços, o projeto reafirma o compromisso do TJMG em garantir dignidade, inclusão social e acesso à Justiça para a população em situação de rua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM