GOVERNADOR VALADARES – A partir de agosto, começam os sorteios da campanha Tributo Premiado 2025, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF). A Prefeitura divulgou a iniciativa ainda em fevereiro deste ano, porém, agora de forma oficial, nessa quarta-feira (30), a Administração Municipal informou o cronograma e as premiações.
A iniciativa tem como principal objetivo estimular a adimplência dos tributos municipais. Sendo assim, ficam aptos a participar os contribuintes que mantiverem em dia o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e da Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TRS).
Ao todo, acontecerão 11 sorteios com 12 prêmios até dezembro, incluindo dois veículos de duas rodas, dois notebooks, dois celulares, duas bicicletas elétricas, duas TVs e um carro 0 km.
Como funciona o Tributo Premiado
A participação na campanha é automática para todos os proprietários de imóveis que estejam em dia com os tributos municipais, incluindo parcelas negociadas, desde que não estejam vencidas na data do sorteio. O número da sorte de cada contribuinte é vinculado ao código presente no carnê do IPTU.
De acordo com a secretária municipal de Fazenda, Yanna de Oliveira Teixeira, os sorteios têm como base os resultados da Loteria Federal. “Será premiado o imóvel cujo ‘número da sorte’ coincida com o 1º prêmio da extração da Loteria Federal”, explica.
Se não houver correspondência com o 1º prêmio, os organizadores seguirão para os demais prêmios da loteria, do 2º ao 5º. Persistindo a ausência de coincidência, será realizada uma nova tentativa com a eliminação de dígitos do número, da esquerda para a direita, até encontrar um contribuinte elegível.
Atenção ao prazo: caso o pagamento do IPTU ou da TRS esteja vencido no dia do sorteio, mesmo que por apenas um dia, o imóvel é automaticamente desclassificado. “É fundamental que o contribuinte se atente ao vencimento. Um pagamento feito com atraso, mesmo que pequeno, o exclui do sorteio”, alerta a secretária.
Prêmios, sorteios e datas
Agosto
- 20/08 – 1º sorteio: Motocicleta Honda CG Titan Preta 0 km (R$ 20.600,00)
- 27/08 – 2º sorteio: Celular Samsung Galaxy A36 (R$ 1.890,00)
- Entrega dos prêmios: 05 de setembro
Setembro
- 10/09 – 3º sorteio: Bicicleta elétrica ECO1000 Smart Preta (R$ 7.499,44)
- 17/09 – 4º sorteio: Notebook Lenovo C13 (R$ 2.743,00)
- Entrega dos prêmios: 24 de setembro
Outubro
- 08/10 – 5º sorteio: TV LG UHD 55” (R$ 2.800,00)
- 15/10 – 6º sorteio: Motocicleta Honda CG Titan Preta 0 km (R$ 20.600,00)
- 22/10 – 7º sorteio: Notebook Lenovo C13 (R$ 2.743,00)
- Entrega dos prêmios: 29 de outubro
Novembro
- 12/11 – 8º sorteio: Bicicleta elétrica ECO1000 Smart Preta (R$ 7.499,44)
- 19/11 – 9º sorteio: Celular Samsung Galaxy A36 (R$ 1.890,00)
- Entrega dos prêmios: 26 de novembro
Dezembro
- 10/12 – 10º sorteio:
- TV LG UHD 55” (R$ 2.300,00)
- Celular Samsung Galaxy A36 (R$ 1.890,00)
- TV LG UHD 55” (R$ 2.300,00)
- 17/12 – 11º sorteio: Renault Kwid Biton 1.0 0 km (R$ 72.500,00)
- Entrega dos prêmios: 22 de dezembro
Regulamentação e transparência
A campanha consta na Lei Municipal nº 7.396/2022 e pelo Decreto nº 12.191/2025, além de um decreto complementar em elaboração. A execução dos sorteios terá a condução por uma comissão mista, com quatro servidores da Secretaria de Fazenda e um representante da sociedade civil.
Os critérios de participação e a metodologia dos sorteios estão no regulamento da campanha. Além disso, os nomes dos ganhadores terão divulgação no Diário Oficial do Município, no site da Prefeitura (www.valadares.mg.gov.br) e nas redes sociais oficiais.
Conforme determina o regulamento, os ganhadores precisam retirar os prêmios em até 60 dias após a data da entrega oficial, e qualquer atualização será amplamente comunicada pelos canais institucionais.







