GOVERNADOR VALADARES – Na manhã desta sexta-feira (25), a Prefeitura de Governador Valadares promoveu a 1ª Oficina de Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional, no auditório do prédio-sede.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA), reuniu representantes de associações da agricultura familiar, servidores públicos e convidados para debater o tema “Garantia à Segurança Alimentar e Nutricional entre as Políticas de Governo”.
A oficina marca o início das ações que irão compor o primeiro Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PLAMSAN/GV), atualmente em fase de elaboração. O objetivo é integrar e qualificar as políticas públicas voltadas à produção de alimentos saudáveis e acessíveis, promovendo renda no campo e abastecimento de qualidade na cidade.
Conectar campo e mesa
Durante a abertura, o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Guilherme de Castro, destacou a importância do encontro. “O movimento que nós estamos fazendo aqui hoje é justamente para dar início a todas as oficinas e reuniões para compor o Plano Municipal de Segurança Alimentar, que é um documento que a gente cria para saber como é que o município deve produzir para quem deve destinar toda a alimentação”, afirmou.
Segundo ele, a proposta central da gestão é garantir que a produção local chegue às mesas dos valadarenses, especialmente das pessoas em situação de insegurança alimentar. “A política pública mais importante desta gestão é justamente conseguir fazer com que a produção do campo, orientada e regulada, consiga chegar à mesa das pessoas”, completou.
Programação voltada à agricultura familiar
A programação incluiu quatro palestras voltadas a agricultores, sociedade civil e representantes de órgãos públicos. Os temas trataram do papel estratégico da agricultura familiar na segurança alimentar, com destaque para sua capacidade de gerar alimentos nutritivos, renda e sustentabilidade local.
Entre os palestrantes estiveram Elaine Aparecida de Almeida Pedra, presidente da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN); Kellem Regina Rosendo Vincha, coordenadora do curso de Nutrição da UFJF/GV; Josimar Correia de Araújo, diretor do Departamento de Meio Ambiente da SEMA; e Nágila Francielle Silva, servidora do Departamento de Agricultura e Pecuária.
Participação de conselhos e produtores
A oficina contou ainda com a presença do prefeito Coronel Sandro (PL), do vice-prefeito José Bonifácio Mourão (PL) e de representantes dos conselhos estadual e municipal de segurança alimentar. Participaram também produtores de seis localidades da zona rural do município: Brejaubinha, Penha do Cassiano, Córrego do Casimiro, Córrego dos Prazeres, Córrego do Bernardo e Córrego dos Melquíades.








