GOVERNADOR VALADARES – A FICCO/MG (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Minas Gerais) deflagrou nesta sexta-feira (25), a terceira fase da Operação “Tsunami”, em Governador Valadares . A ação teve como foco o combate a uma facção criminosa armada, suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas e posse de armamentos pesados, incluindo granadas de uso militar.
Mandados cumpridos e prisões em flagrante
Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Governador Valadares. Dois suspeitos foram presos em flagrante. Um deles portava uma pistola equipada com mira a laser, e o outro estava em posse de entorpecentes, petrechos para o tráfico, munições e dinheiro em espécie.
Também foram apreendidos documentos e aparelhos celulares que serão analisados ao longo das investigações.
Facção armada sob investigação
As investigações conduzidas pela FICCO apontam a atuação de um grupo criminoso fortemente armado na cidade, com envolvimento direto com o tráfico de drogas e posse de armamentos de uso restrito. A operação busca desarticular essa organização e reduzir a criminalidade violenta na região.
Os alvos da operação poderão responder por crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico, participação em organização criminosa, posse irregular de arma de fogo, entre outros.
Atuação integrada das forças de segurança
Coordenada pela Polícia Federal, a FICCO/MG é composta também pelas polícias Civil, Militar e Penal. A Operação “Tsunami” teve início em 2024, com fases anteriores realizadas nas cidades de Itanhomi e Capitão Andrade, também em Minas Gerais.
















