GOVERNADOR VALADARES – Os visitantes que passam pela ExpoAgro GV, no Parque de Exposições, têm a oportunidade de conhecer a Fazendinha União, um dos espaços mais visitados do evento. O projeto é uma iniciativa da União Ruralista do Rio Doce (URRD), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA), e proporciona uma verdadeira imersão no ambiente rural.
Além do tradicional setor de exposição de animais, a Fazendinha União apresenta este ano uma área cultivada de 434 metros quadrados, onde hortaliças, leguminosas, frutos e cereais são cultivados pelas equipes do Departamento de Agricultura e Pecuária (DAP) da SEMA. Entre as culturas que podem ser observadas de perto estão três variedades de abóbora (japonesa, menina e moranga), além de acelga, agrião, alface (simples e roxa), almeirão chicória, amendoim, berinjela, beterraba, brócolis, cebolinha, cenoura, couve, couve-flor, espinafre, feijão, manjericão, milho, mostarda, rabanete, repolho (tradicional e roxo), rúcula, salsa, tomate e quiabo.
O espaço tem atraído não só os visitantes da feira, mas também alunos de escolas públicas e particulares, que realizam visitas guiadas ao local. Para esta edição, são esperados cerca de três mil estudantes, que terão a chance de aprender sobre agricultura e sustentabilidade de forma prática e interativa. Ao final da ExpoAgro GV, todo o cultivo da Fazendinha União será colhido e destinado a instituições filantrópicas de Valadares, por meio do Banco de Alimentos do município.
“O plantio é bem cuidado, seguindo todas as regras agronômicas. O trabalho da horta foi iniciado em março deste ano, com o preparo da terra, dos canteiros, correção do solo e o plantio de cada uma das espécies na sequência. Agora, as plantas já estão prontas para colheita”, explica Guilherme de Castro, secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento.







