Sexta maior Instituição Financeira do País adere à iniciativa da Febraban e ensina como se proteger contra golpes e fraudes
O número de brasileiros vítimas de fraudes financeiras chega a 8,9 milhões, de acordo com um estudo recente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Cerca da metade destes casos, 48%, correspondem a transações digitais. Estes números tendem a crescer no período entre a Black Friday e o Natal, com o aumento das compras online.
Para orientar consumidores a se proteger, o Sicoob se uniu à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) durante a Semana de Segurança Digital. Entre os dias 20 e 26 de outubro a Instituição vai realizar uma campanha de conscientização das redes sociais utilizando as hashtags #SegurançaDigital, #SemanadaSegurançaDigital, e #CompartilheSegurançaDigital.
Principais golpes
Golpe da atualização: o fraudador entra em contato se passando por funcionário da instituição financeira, afirma que o cliente precisa fazer uma atualização de aplicativo ou programa, no celular ou no computador, solicita dados sigilosos e induz a vítima a liberar acessos de segurança. Com isso, consegue acessar a conta e fazer transferência e pagamentos. Se isso acontece, não passe informações e entre em contato com a sua agência ou com a central de atendimento. O Sicoob esclarece que não entra em contato com os cooperados solicitando atualização de softwares.
Ofertas imperdíveis: Em datas comemorativas e promocionais, como Black Friday e Natal, bandidos fazem propagandas enganosas para roubar dados bancários e causar prejuízos. As mensagens levam os usuários para falsas páginas, idênticas as das empresas ou de bancos. Para não cair no golpe, não clique em links e opte por digitar o endereço oficial no navegador, compre em sites conhecidos, não use computadores públicos e, principalmente, não repasse nenhum código fornecido por SMS ou imagem de um QR code enviado para autenticar operações.
Boletos de Cobrança: A armadilha envolve a falsificação de boletos de cobrança para que o dinheiro caia diretamente na conta do golpista. Quando for pagar um boleto, cheque se os dados do beneficiário e os valores estão corretos.
Clonagem do Whats App: Um golpe recente é a clonagem de contas no aplicativo de compartilhamento de mensagens. O bandido entra em contato alegando ser de serviços de atendimento de sites de compras já realizadas online para assumirem sua conta Whats App e, em seguida, passam a pedir dinheiro para seus contatos. Uma medida simples para evitar que o WhatsApp seja clonado é habilitar a opção “Verificação em duas etapas” (Configurações/Ajustes > Conta > Verificação em duas etapas). Desta forma é possível cadastrar uma senha que será solicitada periodicamente pelo aplicativo. E se alguém pedir dinheiro emprestado para você, ligue e confirme se é realmente a pessoa. E lembre-se: O Sicoob não entra em contato para requerer senhas ou código gerado por QRCode! Para mais dicas acesse: https://www.sicoob.com.br/seguranca.