[the_ad id="288653"]

Curso gratuito oferece 35 vagas para produção de alimentos agroecológicos

FOTO: Divulgação

GOVERNADOR VALADARES – O Centro de Informação e Assessoria Técnica (CIAAT), com o apoio da Fundação Banco do Brasil, está com inscrições abertas para a segunda edição do Curso de Desenvolvimento de Negócios Agroflorestais. A formação gratuita, voltada para a disseminação da tecnologia dos Sistemas Agroflorestais (SAFs), oferece 35 vagas, com prioridade para mulheres, estudantes e povos tradicionais.

O curso tem como objetivo ensinar as técnicas dos SAF’s, um modelo inovador que combina a produção de alimentos com a restauração florestal, proporcionando benefícios como geração de renda, segurança alimentar e a preservação do meio ambiente. De acordo com o coordenador do projeto, Guilherme Freitas, a iniciativa visa enfrentar desafios regionais e oferecer um novo modelo de economia sustentável para o Vale do Rio Doce.

“Nossa região tem uma grande defasagem na produção de alimentos. 95% do que chega à Ceasa vem de outras regiões. Difundir a metodologia dos SAFs permitirá suprir uma demanda real e importante. Além disso, oferece um novo modelo de economia sustentável para a região”, afirma Freitas. Ele acrescenta ainda que, além do curso, serão realizadas vivências e dias de campo, com o objetivo de aprimorar o conhecimento sobre sistemas agroflorestais e agricultura regenerativa.

Módulos e estrutura

O curso será composto por seis módulos presenciais, realizados uma vez por mês, durante um fim de semana, no Centro de Referência e Treinamento em Tecnologias Sociais (CETRECS), uma fazenda experimental localizada em Baguari. Todos os custos de transporte, hospedagem e alimentação serão cobertos pelo CIAAT, garantindo o acesso ao conteúdo sem custos adicionais para os participantes.

Além disso, o CIAAT também promoverá um Dia de Campo no dia 29 de março, no CETRECS, como uma forma de introduzir os interessados às práticas do curso. As inscrições para o Dia de Campo são gratuitas, mas é importante ressaltar que a participação no evento não garante automaticamente uma vaga no curso de Formação de Negócios Agroflorestais.

Inscrições

O prazo para inscrição no Dia de Campo vai até o dia 26 de março, e deve ser feito de forma online neste link. Já o curso completo, os interessados têm até o dia 31 de março para se inscrever, por meio do formulário online disponibilizado pelo CIAAT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM