Em tempos nos quais brincadeira é sinônimo de tecnologia, é comum vermos crianças passarem horas jogando videogame ou com celulares, notebooks ou tablets nas mãos, mergulhadas no mundo virtual. Mas, mesmo com toda a inovação, uma coisa não muda: criança gosta mesmo é de se divertir, correr, pular, interagir, se sujar e fazer amizades.
Pensando em tornar o dia 12 de outubro (data em que se comemora, oficialmente, o Dia das Crianças) ainda mais especial, as equipes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) tiveram a ideia de realizar, mais uma vez, a Semana das Crianças. Três dias (de 15 a 17) repletos de atividades e passatempos que prometem alegrar, envolver e agitar as crianças/adolescentes usuários dos territórios em que atua o SCFV, com idade entre 6 e 11 anos.
Será um momento de resgatar a infância, bem como de fazer com que as crianças e jovens usuários do SCFV/CRAS, que vivenciam situações de vulnerabilidade e/ou de violações de direitos e não têm nenhuma oportunidade de se divertir, participem de atividades de esporte e lazer, se socializem e resgatem ou fortaleçam os vínculos familiares e comunitários. Vale ressaltar que as atividades são fechadas apenas para os grupos do SCFV/CRAS.
As brincadeiras – roda, batata quente, cabra-cega, carrinho de mão, passa-anel, morto vivo, caça ao tesouro com o código Zenit/Polar e circuito – serão realizadas na área coberta, pomar e parquinho do Lar Fabiano (que fica na rua Fabiano de Cristo, 170 – São Cristóvão). As atividades serão feitas em períodos diferentes, na terça-feira (15) e quarta-feira (16), das 13h30 às 17 horas, e no dia 17, das 8 às 11 horas. Diariamente, devem participar das atividades cerca de 60 crianças e adolescentes, usuários dos territórios Jardim do Trevo, Pérola, Xonin de Baixo, Santos Dumont, São Raimundo, Penha, Santa Rita, Altinópolis, GGN, APMI e Escola Rotary.
No primeiro momento, as crianças serão recepcionadas e ficarão a par do que vai acontecer ao longo do dia. Depois, serão divididas em turmas para participar das oficinas – que têm duração de 40 minutos. Passado esse tempo, será feito o rodízio de oficinas. Vale lembrar que as atividades contam ainda com o apoio do Lar Fabiano de Cristo.
Confira o cronograma:
8h – Recepção e divisão dos grupos; 8h30 – Oficinas; 9h10 – Troca de oficinas – Oficina; 9h50 – Lanche; 10h10 – Troca de Oficinas – Oficina; 10h50 – Preparação para ir embora; 14h – Recepção e divisão dos grupos; 14h30 – Oficinas; 15h10 – Troca de Oficinas – Oficina; 15h50 – Lanche; 16h10 – Troca de Oficinas – Oficina; 16h50 – Preparação para ir embora.