GOVERNADOR VALADARES – Depois de uma década dedicado à Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Apolo, cão policial que atuou em Governador Valadares, vai pendurar a coleira e se aposentar. Apolo chegou à corporação em 2014 e, como outros cães policiais, a aposentadoria acontece após 8 a 10 anos de serviço. A carreira de Apolo se destaca pelo desempenho e sentidos aguçados em razão da visão, audição e olfato superiores, cerca de 50 vezes mais aguçado do que o dos seres humanos.
Treinado desde os primeiros dias de vida, Apolo participou de inúmeras ocorrências e teve um papel crucial em mais de 100 prisões e apreensões. O cão policial demonstrou habilidades no faro de drogas e armas, tornando-se um aliado importante durante operações.
Despedida e um novo lar definido
O Sargento Baía, que trabalha nas Rondas Ostensivas com Cães (ROCCA), expressou a gratidão e o carinho pelos anos de serviço de Apolo. “É uma satisfação imensa ter podido contar com o Apolo, que sai honrado, com uma carreira brilhante. A carreira dele é como a de um policial militar que se entregou com muito amor à corporação. Ele não entende isso, mas nós, que trabalhamos com ele, entendemos. O coração fica apertado, claro, porque ele é um amigo nosso.”
Na sede da ROCCA, o box onde Apolo ficava dará espaço para um novo membro. A plaquinha com o nome dele será substituída, mas o legado de Apolo permanecerá.
De acordo com a Polícia Militar, a disputa para definir onde seria o novo lar de Apolo foi grande. Mas agora o cão encontrará conforto e cuidado com alguém que conhece bem seu valor e trajetória. Ele será doado para um policial militar da ROCCA, que também já trabalhou com o cão.
















