GOVERNADOR VALADARES – Faltando menos de 10 dias para o novo governo tomar posse, o prefeito eleito Coronel Sandro (PL), ao lado do vice-prefeito eleito Mourão (PL), anunciou os nomes que assumirão o primeiro escalão de 12 secretarias municipais. Além disso, durante a coletiva, Sandro divulgou quem assumirá a Procuradoria-Geral do Município, a Controladoria-Geral do Município, a Ouvidoria e a direção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). O anúncio aconteceu na manhã desta segunda-feira (23), no bairro Esplanada, em Governador Valadares.
Critérios para escolha da equipe
Durante a coletiva, Coronel Sandro reforçou que a escolha para a nova equipe que fará parte do governo municipal teve como base critérios como competência, transparência e alinhamento. O prefeito eleito também antecipou que, nos próximos dias, ocorrerão encontros com os novos secretários para alinhar as diretrizes de trabalho e estabelecer metas prioritárias para o início do mandato.
Uma novidade será a criação da Secretaria Municipal de Defesa Social, que, até o momento, não tem definição sobre quem assumirá a pasta.
“Primeiro é a confiança, sem isso não é possível a gente compor o corpo de secretários. Também consideramos a habilitação, a capacidade técnica para atuar na área. Consideramos o envolvimento das pessoas com o projeto desde o início e a disponibilidade; porque, às vezes, você quer convidar uma pessoa, mas ela não tem disponibilidade. Então a gente considerou isso tudo”, disse o Coronel Sandro.
O papel do vice-prefeito Mourão
Em relação ao vice-prefeito eleito, Coronel Sandro reforçou mais uma vez que Mourão terá um papel fundamental na administração municipal, mesmo que não ocupe uma secretaria.
“O doutor Mourão é peça-chave nesse processo de reconstrução de Governador Valadares. Então ele estará ao nosso lado em todas as ações, das menores até as maiores. Nós temos que aproveitar a experiência dele, e eu acredito que ele tem muito a contribuir. […] O que a gente vai aproveitar muito dele são os conselhos e a orientação. Efetivamente, ele não está ocupando nenhuma pasta; ele é o vice-prefeito e vai atuar como vice-prefeito lá comigo.”
Destaque para o futuro secretário de Governo
Entre os novos secretários, o prefeito eleito trouxe, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Wilson Santos de Oliveira para assumir a Secretaria Municipal de Governo. Wilson atuou ao lado de Sandro como assessor durante o mandato de deputado estadual.
“O primeiro passo é manter o diálogo – tudo que a gente vem construindo desde o final da eleição, onde saímos vitoriosos aí nas urnas – continuar esse diálogo com o Legislativo, com o Executivo, com todas as secretarias, com a comunidade, principalmente aqueles que nos confiaram o voto, e tomar juntos decisões que possam de fato mudar Valadares.”
Governo austero e desafios financeiros
“Então, o maior desafio desse governo nesse momento, devido à saúde financeira em que o município se encontra, é reduzir as despesas. Infelizmente, a gente vai ter que, em algumas situações, cortar na carne. A gente sabe disso. Mas é para ter uma resposta e um resultado positivo em médio e longo prazo. Então, tudo será muito conversado e definido. Agora, com os nomes de todos os secretários decididos, vamos reunir todos, e tenho certeza de que todos vão contribuir muito daqui para frente”, finalizou.
Ester Matos e os desafios na Assistência Social
Para atuar em um setor sensível em Governador Valadares, Sandro escolheu Ester Maria Matos para assumir a Secretaria de Assistência Social. A advogada tem experiência jurídica na área pública.
“De início, preciso tomar pé da situação. O processo de transição é muito curto. Você não tem como saber praticamente nada, é tudo muito corrido. É uma secretaria com problemas cruciais. A área de Assistência Social trata de coisas que, no mundo, são praticamente sem solução. […] Quero fazer o melhor para a sociedade de Governador Valadares e honrar o meu prefeito, Coronel Sandro, para que ele tenha, através da Assistência Social, um grande governo.”
Comunicação como elo com a população
Nataly Maier, que integrou a equipe de estratégia e comunicação da chapa Sandro/Mourão, seguirá como integrante do governo municipal e assumirá a Secretaria Municipal de Comunicação e Mobilização Social.
“Antes de trabalhar com o Coronel Sandro na campanha eleitoral, tivemos um trabalho efetivo de ampliação de redes sociais e diálogo com a imprensa. Esse trabalho funcionou na campanha e queremos levá-lo para a prefeitura. Vamos ampliar as informações e garantir que cheguem com mais transparência à população.”
Secretários municipais em 2025
- Secretaria Municipal de Governo: Wilson Santos de Oliveira
- Secretaria Municipal de Saúde: Rodrigo Cunha
- Secretaria Municipal de Assistência Social: Ester Maria Matos
- Secretaria Municipal de Educação: Nair Freitas
- Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos: Roberth Nogueira Júnior
- Secretaria Municipal da Fazenda: Yanna Oliveira Teixeira
- Secretaria Municipal de Administração: Wilson Gomes da Silva Júnior
- Secretaria Municipal de Planejamento: Gustavo Veríssimo
- Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Pecuária e Abastecimento: Guilherme Morais
- Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação: Samuel Sabbagh
- Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo: Walter Albuquerque
- Secretaria Municipal de Comunicação e Mobilização Social: Nataly Maier
- Procuradoria-Geral: André Teixeira
- Controladoria-Geral: Nilton Procaro
- Ouvidoria: José Maria Coelho
- Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE): Pier Angeli Viana