BELO HORIZONTE – A partir desta sexta-feira (1º), os proprietários de veículos com placas de final 7, 8, 9 e 0 em Minas Gerais precisam ter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em dia para circular nas ruas. A medida, determinada pelo Governo de Minas, visa garantir a regularização da frota veicular e a segurança no trânsito.
Para regularizar o licenciamento, é necessário quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e eventuais multas. Após a quitação dos débitos, o CRLV pode ser emitido diretamente pelo site do Detran-MG (www.transito.mg.gov.br).
Serviços online facilitam a vida do motorista
O Governo de Minas disponibiliza diversos serviços online. Além do site do Detran-MG, o CRLV pode ser emitido pelo aplicativo do Governo de Minas, pelo portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Cuidado com golpes
É importante ficar atento a golpes. Ao realizar o pagamento de taxas e multas, verifique sempre se o site é oficial e se os dados bancários estão corretos. Os pagamentos devem ser feitos em nome do Estado de Minas Gerais e a instituição emissora do QR Code deve ser o Banco Itaú S/A.
Mais informações
Em caso de dúvidas, o Detran-MG disponibiliza um serviço de consulta online para verificar pendências e um atendimento por videochamada para tirar dúvidas sobre o processo de licenciamento.