[the_ad id="288653"]

Prefeitura publica comunicado explicando funcionamento de carro fumacê

Prefeitura publica comunicado explicando funcionamento de carro fumacê
FOTO: Prefeitura de Valadares

GOVERNADOR VALADARES – A Prefeitura de Governador Valadares tem intensificado as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti através da utilização de carros fumacê. No entanto, a medida tem gerado algumas dúvidas e questionamentos nas redes sociais. Nesta quarta-feira (23) após um vídeo viralizar nas redes sociais, mostrando a fumaça do equipamento invadindo uma academia na cidade, o Governo Municipal se manifestou sobre o uso do carro fumacê.

Em resposta às preocupações da população, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) emitiu um comunicado explicando o funcionamento do equipamento e as medidas de segurança adotadas. Segundo a Secretaria, o fumacê utiliza um inseticida de baixo impacto ambiental e a aplicação é realizada por equipes treinadas. A névoa gerada pelo equipamento se dissipa rapidamente e não oferece riscos à saúde da população quando utilizada de forma correta, informou a Prefeitura.

No comunicado a Administração Municipal reconhece que em alguns casos a fumaça pode causar incômodo e está trabalhando para otimizar a aplicação do produto, buscando minimizar os impactos negativos. A Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que a calibragem dos equipamentos é fundamental para evitar que a névoa entre diretamente nas residências. Além disso, a Prefeitura orienta a população a entrar em contato com a Secretaria para informar sobre qualquer irregularidade.

Como funciona o fumacê?

Os carros fumacê utilizam um equipamento chamado termonebulizador, que transforma o inseticida em uma névoa fina. Essa névoa se espalha pelo ambiente, atingindo os mosquitos e reduzindo a população do inseto. É importante ressaltar que a névoa se dissipa rapidamente e não oferece riscos à saúde da população, quando utilizada de forma correta.

A Prefeitura de Valadares garantiu que a aplicação do inseticida acontece com segurança, seguindo todas as normas vigentes pelos órgãos de saúde. O produto é o Bifentol 200 CE, aprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com a Prefeitura, a aplicação do fumacê leva em consideração diversos fatores, como as áreas com maior incidência de casos, as condições climáticas e a densidade populacional. O objetivo é garantir a máxima eficácia do tratamento e minimizar os possíveis incômodos à população.

Comments 4

  1. Marcelo de Souza Prates says:

    Não funciona e nunca vai funcionar…os prejuízos são maiores que os benefícios..toda fauna de insetos polinizadores e insetos que combatem o mosquito são afetados. Isso é serviço que as prefeituras usam para mostrar que estão fazendo “algo”. Temos que usar outros recursos para o combate ao mosquito da Dengue.

    • Jairo Pereira Filho says:

      Disse a verdade. Mosquitos devem ser combatidos nos criadouros: lotes vagos, matagais urbanos, fontes de água parada, etc. O fumacê ode provocar graves crises e até a morte em alérgicos. Não foi idealizado para ser jogado na cara das pessoas. Há casos, em que o agente aciona o jato de VENENO justamente quando passa por um grupo de pessoas; isso está DOCUMENTADO em muitos vídeos.
      Estão brincando com a paciência do povo.

  2. Jairo Pereira Filho says:

    Mosquitos devem ser combatidos nos criadouros: lotes vagos, matagais urbanos, fontes de água parada, etc. O fumacê nem os espontânea! E mais: se não combatidos nos criadouros, de lá vêm em nuvens substituir os que morrem naturalmente em poucos dias (a vida do pernilongo é curtíssima)
    O fumacê pode provocar graves crises e até a morte em alérgicos. Eu, esposa e filha estamos passando muito mal desde o início dessa bobagem que nada resolve.
    O fumacê não foi idealizado para ser jogado na cara das pessoas. Há casos, em que o agente aciona o jato de VENENO justamente quando passa por um grupo de pessoas; isso está DOCUMENTADO em muitos vídeos.
    Estão brincando com a paciência do povo.

  3. Jairo Pereira Filho says:

    Texto retificado:
    Mosquitos devem ser combatidos nos criadouros: lotes vagos, matagais urbanos, fontes de água parada, etc. O fumacê nem os espanta! E mais: se não combatidos nos criadouros, de lá vêm em nuvens substituir os que morrem naturalmente em poucos dias (a vida do pernilongo é curtíssima)
    O fumacê pode provocar graves crises e até a morte em alérgicos. Eu, esposa e filha estamos passando muito mal desde o início dessa bobagem que nada resolve!
    O fumacê não foi idealizado para ser jogado na cara das pessoas e sim em áreas de grande proliferação, como já citado.
    Há casos, em que o agente no carro do fumacê aciona o jato de VENENO justamente quando passa por um grupo de pessoas; provocativamente! isso está DOCUMENTADO em muitos vídeos. Estão brincando com a paciência do povo; se esse perde a paciência…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Sandro cogita decretar situação de emergência na saúde

Sandro cogita decretar situação de emergência na saúde

🔊 Clique e ouça a notícia GOVERNADOR VALADARES – O prefeito eleito, Coronel Sandro (PL), durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (23), apresentou esboços de ações que pretende implementar nos