BELO HORIZONTE – O Cruzeiro encara, a partir desta quarta-feira, as semifinais da Copa Sul-Americana. Após eliminar o Libertad, do Paraguai, na fase anterior, o Cabuloso enfrentará o Lanús, da Argentina, em busca da finalíssima da competição. A partida de ida será dentro de casa, no Mineirão, às 19h.
O clube celeste está de volta a uma semifinal de competição continental após 15 anos. Desde 2009, quando superou o Grêmio e chegou à final da Copa Libertadores, o Cruzeiro não chegava entre os quatro melhores de competições Conmebol.
Na disputa atual da Copa Sul-Americana, o Cruzeiro terminou a primeira fase como líder do grupo B, somando 12 pontos. Na sequência, superou o Boca Juniors (ARG) nos pênaltis nas oitavas de final e eliminou o Libertad (PAR) com uma vitória e um empate nas quartas.
Após o empate contra o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro, na última sexta-feira, o elenco cruzeirense teve três sessões de treinamento na Toca 2 para a preparação específica visando ao duelo contra o Lanús. Nesta quarta, o Cabuloso buscará mostrar novamente sua força no Mineirão, onde está invicto na atual disputa da Sul-Americana.
NA HISTÓRIA: CRUZEIRO x LANÚS
O Cruzeiro vivencia um confronto inédito contra o Lanús. Pela primeira vez, La Bestia Negra enfrentará a equipe da província de Buenos Aires.
No entanto, o Cruzeiro tem um largo histórico de jogos contra equipes argentinas. Com direito a várias partidas épicas e decisivas, o Cabuloso construiu um retrospecto positivo contra os times argentinos. Até aqui, são 106 partidas ao todo, nas quais o time celeste venceu 52 vezes, empatou 17 vezes e foi superado em 37 ocasiões.
O adversário argentino mais enfrentado pelo Cruzeiro ao longo da história é o Boca Juniors, equipe que o Cabuloso, inclusive, eliminou na atual disputa da Copa Sul-Americana. No total, são 18 partidas contra os xeneizes. Em seguida, vem o River Plate (16 confrontos), Independiente (15 confrontos), Racing (14 confrontos) e Vélez Sarsfield (10 confrontos).
CONFRONTO: CRUZEIRO x Lanús (ARG)
DATA: 23/10/2024
HORÁRIO: 19h
MOTIVO: Copa Sul-Americana – Semifinal (ida)
LOCAL: Mineirão, em Belo Horizonte
TRANSMISSÃO: Paramount
>> RETROSPECTO: Cruzeiro contra equipes argentinas
106 jogos (52 vitórias, 17 empates e 37 derrotas)
144 gols marcados / 107 gols sofridos