[the_ad id="288653"]

Conta de luz mais cara em outubro; Aneel confirma bandeira tarifária vermelha

Conta de luz mais cara em outubro
FOTO: Divulgação/ Cemig

GOVERNADOR VALADARES – A conta de energia dos consumidores brasileiros está mais cara em outubro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na sexta-feira (27) que a bandeira tarifária será vermelha, patamar 2. Isso significa que haverá uma cobrança extra na fatura de energia.

Por que a conta de luz vai aumentar?

Segundo Aneel, a principal razão para a mudança na bandeira tarifária é a baixa previsão de chuvas, que afeta diretamente a geração de energia hidrelétrica, principal fonte de energia do país. Além disso, o aumento no preço do mercado de energia elétrica também contribuiu para o acionamento da bandeira vermelha, patamar 2.

O que significa a bandeira vermelha, patamar 2?

Na bandeira vermelha, patamar 2, os consumidores pagarão R$ 7,877 a mais a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Essa cobrança extra tem como objetivo repassar aos consumidores os custos adicionais da geração de energia em um período de menor disponibilidade de água nos reservatórios das usinas hidrelétricas.

Entenda o sistema de bandeiras tarifárias

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela ANEEL em 2015 para sinalizar aos consumidores os custos da geração de energia. As cores das bandeiras – verde, amarela e vermelha – indicam as condições de geração de energia e os custos de produção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM