[the_ad id="288653"]

Prêmio ‘Jovens Escritores Valadarenses’ abre inscrições; ganhadores receberão iPhones e publicação em livro

— FOTO: Ilustrativa/Folhapress

GOVERNADOR VALADARES – Dos dias 18 de setembro a 15 de novembro, estudantes valadarenses do ensino fundamental e médio podem inscrever suas histórias no “1º Prêmio Jovens Escritores Valadarenses”. A iniciativa é promovida pelo Instituto Psia, com apoio da Fundação Renova através do Edital Doce, e visa incentivar a escrita e promover a produção literária de jovens estudantes, com ênfase nos gêneros poesia, conto e crônica.

Sobre o prêmio 

Em sua primeira edição, a premiação já promete deixar um impacto significativo na comunidade escolar valadarense, de acordo com Marcelo Rocha, fundador e gestor cultural do Instituto Psia. “O prêmio pretende ser um parceiro das escolas na promoção da literatura e da escrita e valorizar a juventude que escreve, dando voz e protagonismo ao jovem para expressar suas visões de mundo e sentimentos”, explica.

O Prêmio Jovens Escritores Valadarenses é fruto da caminhada do projeto “Poesia sim, violência não”, criado em 2018 por Marcelo, que já alcançou mais de 10 mil jovens, promovendo a paz nas escolas através da poesia. “Ao longo das visitas às instituições, encontrei muitos jovens que escrevem e a necessidade de se criar espaços de incentivo e valorização desses escritores. Por isso, essa premiação busca oferecer a alunos e educadores uma ferramenta de incentivo e reconhecimento de jovens escritores”, conta.

A premiação surgiu a partir do projeto de Marcelo que conscientiza jovens para práticas não violentas. — FOTO: Redes sociais

Para o poeta, o impacto esperado é que todas as escolas valadarenses inscrevam seus alunos e que esses jovens encontrem no prêmio um espaço de acolhimento à escrita. “Também esperamos que este seja o primeiro de muitos livros publicados na vida desses jovens autores”.

Como participar

A participação é restrita aos estudantes de escolas públicas e particulares do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio de Governador Valadares. Cada estudante poderá participar com qualquer quantidade de textos nos gêneros literários poesia, conto ou crônica, de tema livre.

Para se inscrever, a escola (através do professor ou diretor escolar) ou os pais/responsáveis legais do estudante devem enviar os textos para o e-mail editaispsia@gmail.com até o dia 15 de novembro. No corpo do e-mail, o responsável pela inscrição deverá registrar seu nome completo e número de telefone.

Os textos deverão ser anexados em arquivo Word contendo o texto inscrito, nome da escola, nome completo do estudante, o ano escolar e a data de nascimento. As produções literárias devem ser originais, sem plágios, cópias da internet e sem uso da inteligência artificial, sob pena de desclassificação, caso a comissão julgadora identifique que o texto não atende a esta exigência do edital.

Processo de seleção

Os textos inscritos serão analisados por uma comissão julgadora, composta por escritores e especialistas em literatura, definidos pelo Instituto Psia. Dentre os critérios para análise das obras inscritas, estão: a qualidade do texto, a criatividade, o conteúdo e a beleza. 

Após a avaliação, a comissão julgadora escolherá 50 textos para fazer parte da antologia da premiação, um livro impresso que será publicado e distribuído aos estudantes e escolas participantes.

Resultado e premiação

Os primeiros colocados de cada categoria (6º ao 9º ano do ensino fundamental e 1º ao 3º ano do ensino médio) ganharão um iPhone, prêmio concedido pelos parceiros da premiação. Além disso, 21 finalistas (1º, 2º e 3º colocados de cada categoria) serão premiados com troféus, certificados e convites para participar do evento “Sarau do Psia Especial”.

Uma das parceiras da premiação também sorteará entre os inscritos uma (1) CNH gratuita de categoria A, levando em consideração a idade mínima exigida por lei para a utilização do benefício até março de 2025. 

O resultado da seleção dos textos e da classificação final será divulgado em dezembro de 2024 (data a definir), através do site do instituto e através de comunicação enviada por e-mail às escolas inscritas.

Após a premiação, serão distribuídos 5 mil exemplares do livro, contendo as 50 produções escolhidas pela comissão julgadora. A distribuição será extensiva aos escritores selecionados e às escolas participantes.

A cerimônia de premiação e lançamento do livro será em um evento especial organizado pelo Instituto Psia, com previsão para acontecer entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025.

• Clique aqui e confira o regulamento completo da premiação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Árvore: estratégia para conter o calorão

🔊 Clique e ouça a notícia Segundo pesquisas, a alta capacidade de absorção de calor promove, sob as árvores, uma diferença de temperatura que pode chegar a 6º C WELLINGTON