BELO HORIZONTE – O Governo de Minas, nesta quinta-feira (19), publicou no Diário Oficial o decreto que institui o Comitê Intergovernamental de Energia e Mudança do Clima (CIMC). O objetivo é coordenar as ações do Estado para reduzir as emissões de gases do efeito estufa e se adaptar aos impactos das mudanças climáticas.
De acordo com a publicação do Governo do Estado, o novo comitê terá a função de orientar e acompanhar as ações dos órgãos e entidades da Administração Pública relacionadas às mudanças climáticas e energias renováveis. A ideia é garantir que todas as políticas públicas estejam alinhadas com o compromisso do Estado de alcançar a neutralidade de carbono até 2050. Essa meta foi estabelecida na campanha global Race to Zero.
Plano de ação climática
O comitê será responsável por monitorar a implementação do Plano de Ação Climática de Minas Gerais (Plac) e propor atualizações para o documento. Além disso, também terá a missão de criar mecanismos econômicos e financeiros para estimular a transição para uma economia de baixo carbono. O CIMC será presidido pelo vice-governador do Estado, Professor Mateus. O grupo contará com a participação de secretários de Estado, representantes de órgãos ambientais e empresas públicas.