ARACAJU – O Banco do Nordeste (BNB) anunciou na última sexta-feira (16) em Aracaju (SE), um investimento em projetos sociais e esportivos. O presidente da instituição, Paulo Câmara, revelou que mais de R$ 25 milhões serão destinados para iniciativas ao esporte, defesa dos direitos de crianças e adolescentes, atenção a idosos, pessoas com deficiência (PCD) e pacientes oncológicos.
Os recursos são provenientes do Imposto de Renda devido pela instituição, referente ao exercício contábil de 2024. Esse valor poderá ser pleiteado por organizações que atuam na área de abrangência do banco. “Ainda temos muitos desafios e desigualdades a serem enfrentados, e nada mais justo que conceder recursos a entidades que já dão sua contribuição na área social”, destacou Paulo Câmara.
Para o próximo ano, cada projeto poderá receber até R$ 1,5 milhão, valor cinco vezes maior do que o estabelecido anteriormente. “Fizemos uma revisão nos editais para permitir que projetos complexos, que precisam de mais recursos, consigam ter segurança financeira para ajudar as pessoas”, explicou Câmara.
Para concorrer aos recursos, as entidades deverão apresentar projetos com chancela ou autorização de captação de recursos vinculados aos Fundos e Ministérios correspondentes. Os valores não reembolsáveis provêm de até 2% do Imposto de Renda devido para Esporte e até 1% para os demais programas (FIA, Idoso, Pronon e Pronas-PCD).
Os editais sociais do BNB já estão disponíveis para consulta no portal da instituição. As propostas devem ser inseridas no sistema ConvêniosWeb, acessível também no site do banco. O período de cadastro das entidades vai de 16 de agosto a 6 de setembro, e as propostas poderão ser enviadas até 20 de setembro. A divulgação dos projetos aprovados está prevista para o dia 9 de dezembro, com o repasse dos recursos sendo realizado ainda no mesmo mês.