Até o momento, quatro chapas foram apresentadas na disputa pela Prefeitura
GOVERNADOR VALADARES – Com o término das convenções partidárias no dia 5 de agosto, todos os partidos em Governador Valadares já iniciaram o processo de indicação de candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
No caso das eleições para a Câmara Municipal, cada legenda poderá lançar apenas 22 candidatos, um a mais do que o número de vagas disponíveis. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), essa medida visa promover maior representatividade e evitar a proliferação de candidaturas sem chances reais de eleição. Nas eleições anteriores, em Valadares, os partidos poderiam indicar até 31 candidatos.
Para a corrida eleitoral ao Executivo, até o momento, quatro chapas foram indicadas pelos partidos durante as convenções partidárias. Os candidatos a prefeito e vice, respectivamente, são: Coronel Sandro (PL) e Mourão (PL); Leo Monteiro (PT) e Dr. Luciano (PDT); Robson Natal (Mobiliza) e Marly (Mobiliza); e Renato do Samaritano (Republicanos) e Elio Lacerda (PRB).
Rosemary Mafra (PSB), que até então se apresentava como pré-candidata à prefeitura, retirou a chapa da disputa ao Executivo. Durante a convenção partidária, a legenda escolheu fazer parte da federação com o PT. Sendo assim, a coligação da chapa Leo Monteiro/Dr. Luciano, intitulada “Fazer diferente é cuidar da nossa gente”, é composta por PT, PCdoB e PV, com apoio do PDT, PSOL, Rede e PSB.
A chapa Renato do Samaritano/Elio Lacerda é a mais populosa e conta com o apoio de 12 partidos. A coligação, nomeada “União Para Fazer Melhor”, é composta pelos partidos Republicanos, União Brasil, PSD, Avante, Progressistas, Podemos, Solidariedade, PRD, Agir, DC, PSDB e Novo.
Inicialmente, o partido Novo pretendia se manter neutro. No entanto, na convenção municipal, o diretório em Valadares aprovou a coligação com o Republicanos para o pleito majoritário. O único partido que manteve a neutralidade na corrida eleitoral pela prefeitura foi o MDB, conforme consta na ata da convenção do partido, realizada no dia 25 de julho. O MDB, portanto, se retira completamente do pleito majoritário.
A chapa Coronel Sandro/Mourão conta com o apoio, além do PL, do PRTB e do PMB na coligação “Valadares com o Povo”.
Já a chapa Natal/Marly segue de forma independente, sem apoio de outros partidos.
Com as alianças formadas e candidatos indicados, os olhares agora se voltam para as próximas etapas do calendário eleitoral de 2024, que determinarão o rumo das campanhas e a condução do pleito municipal.
Confira os prazos eleitorais
Os partidos têm até quinta-feira, dia 15 de agosto, para registrar oficialmente as candidaturas na Justiça Eleitoral. Esse registro é crucial, pois, após a formalização, os candidatos estarão oficialmente aptos a disputar as eleições.
A propaganda eleitoral, tanto nas ruas quanto nas redes sociais, poderá começar a partir do dia 16 de agosto. Qualquer manifestação antes dessa data pode ser considerada irregular, sujeitando os candidatos a multas e sanções. É também até essa data que os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) devem listar as emissoras de rádio e TV que transmitirão a propaganda eleitoral gratuita em Governador Valadares.
Até o dia 20 de agosto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverá divulgar os percentuais de candidaturas femininas e de pessoas negras por partido. Esses dados são essenciais, pois baseiam a distribuição dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). O cálculo será feito com base no total de candidaturas registradas em âmbito nacional.
Outra data importante é 30 de agosto, quando começa o horário eleitoral gratuito em rádio e TV. Esse período, que se estenderá até 3 de outubro, será fundamental para que os candidatos apresentem suas propostas ao eleitorado, garantindo um espaço equitativo para a divulgação de suas plataformas de governo.
Por fim, vale lembrar que, em Governador Valadares, não haverá segundo turno nas eleições municipais de 2024. Isso significa que o pleito será decidido no primeiro turno, cuja votação está marcada para o dia 6 de outubro. No mesmo dia, portanto, os eleitores conhecerão o novo prefeito, vice-prefeito e os vereadores que atuarão na cidade pelos próximos quatro anos.