[the_ad id="288653"]

Paope da UNIVALE é referência em assistência integrada às pessoas com deficiência na região

FOTO: Divulgação

GOVERNADOR VALADARES – São quase três décadas construindo histórias e proporcionando qualidade de vida para pacientes com deficiência intelectual pura ou associada a outras condições de base. O Polo Integrado de Assistência Odontológica ao Paciente Especial (Paope), da UNIVALE, é a maior referência em atendimentos, por ter uma equipe multidisciplinar, e também oferece suporte técnico para a realização de procedimentos necessários.

“Esses pacientes chegam aqui por meio de demanda espontânea ou por encaminhamentos, que vêm pelas secretarias municipais de Saúde, de Governador Valadares e também de diversos municípios do entorno”, explicou a professora do curso de Enfermagem, Sheila Furbino.

De acordo com o mais recente censo demográfico, mais de 45 milhões de pessoas com deficiência no país ainda vivem sem o olhar adequado para viver em sociedade. Atualmente, o Paope tem cerca de 1.500 pacientes registrados, e busca prestar assistência odontológica para essa população.

FOTO: Divulgação

Os atendimentos multidisciplinares fazem parte da formação de alunos dos cursos da área da saúde, como Deuma Evaner, estudante de Nutrição. “O Paope tem esse diferencial. A gente tem condições de conversar com a família e saber hábitos alimentares da pessoa que está sendo atendida. Nós conseguimos orientar a alimentação desses pacientes, visando melhorar e dar condição mais sadia”, afirmou Deuma.

Os consultórios são equipados para a realização de consultas, orientações e abordagens junto aos pacientes e seus responsáveis, conquistando a confiança e desenvolvendo bons hábitos no cuidado bucal. Clarice Ferreira é avó de um paciente, e aprovou os atendimentos: “A gente está com pouco tempo de atendimento, mas o atendimento tem sido ótimo. Ele [o neto de Clarice] já se adaptou melhor a escovar os dentes e a sentar na cadeira do dentista, e conviver com os aparelhos. A expectativa de atendimento é só melhorar. Para ele, foi muito bom”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM