Orquestra Filarmônica de GV realiza concerto e é aplaudida de pé a cada música executada

O ápice da noite foi quando o violinista Daniel Denadai, de apenas 10 anos, emocionou a plateia ao fazer uma apresentação especial com a Orquestra Filarmônica de Valadares

Uma apresentação mais que especial foi realizada na noite de terça-feira, 10, no auditório da Univale, pela Orquestra Filarmônica de Valadares (OFV). Quem foi se encantou e se emocionou com tanto talento em um só lugar. A OFV é formada por 40 músicos, todos residentes na cidade e tocam voluntariamente. A maioria é instrumentista de igreja ou exerce profissionalmente o talento.

Com o tema “O amor”, a 10ª apresentação da filarmônica teve a participação especial da cantora Tati Meira, Nega Agna, do tenor Geovane Zerbone e do violinista Daniel Denadai. Pela primeira vez a filarmônica fez um evento bilhetado, já que precisa de ajuda para dar continuidade ao projeto, que começou há três anos. Foram arrecadados também alimentos para serem doados para o Projeto Missão Vida.

O público de 500 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, aplaudiu de pé cada música executada e pôde acompanhar a versatilidade, que proporcionou uma forma singular de fruição da música erudita e popular. Um importante acervo de arranjos orquestrais com músicas sacras, brasileiras, internacionais e grandes trilhas cinematográficas.

O ápice da noite foi a apresentação do violinista Daniel Denadai, de apenas 10 anos. Ele emocionou a plateia ao executar uma das músicas com a orquestra. “Comecei a tocar somente há um ano e meio. Sempre fui a todos os eventos da Filarmônica de Valadares e estou muito feliz de fazer parte dessa 10ª apresentação.”

A cantora Tati Meira conta que é a quarta vez que faz participação especial com a OFV e sempre é uma honra para ela. “Esse projeto é lindo. Seria tão bom se a população participasse mais, apoiasse mais. Esse sonho não pode acabar. Os músicos ensaiam muito para levar um espetáculo impecável. Fazer parte de um evento como esse é gratificante. Espero que os valadarenses abracem essa causa, com amor.”

Entre as primeiras do país

O tenor Geovane Coelho Oliveira Zerbone, que é natural de Valadares e atualmente mora no Espírito Santo, fez questão de vir à cidade para fazer a participação especial e apoiar a Filarmônica. “Já estive presente em vários eventos como esse em Minas e no Espírito Santo e posso afirmar, com toda experiência, que a Orquestra Filarmônica de Valadares está entre as primeiras do Brasil. Fiquei encantado, não vi nada fora do lugar. Musicalmente falando, com um pouco mais de técnica, o andamento, a condução, a qualidade de cada musicista é excelente. Os valadarenses podem se sentir honrados em ter a Filarmônica, regida pela maestrina Nadyne Lima e com os maravilhosos músicos. Foi apresentado um repertório eclético de muito bom gosto. Foi uma honra cantar nesse evento. Parabéns a todos.”

A cantora Nega Agna ressalta que fazer uma participação junto com uma orquestra é um sonho realizado. “Temos que apoiar esses talentos. Essa é a primeira Orquestra Filarmônica de Valadares. Temos a banda Lira 30 de Janeiro, que também é um marco para nossa cidade. Se todos forem às apresentações e pagarem seus ingressos, vamos fazer muito para a cultura da nossa cidade. Foi um prazer participar, foi maravilhoso, estou radiante.”

Sâmara Nick levou a mãe, de 82 anos, e mais três amigas, Eunice Moreira, Dalila Magalhães e Elisa Rafaela, que saíram do espetáculo encantadas. “Curto demais eventos como esse. Hoje, mais do que nunca, era importante prestigiar. Eles precisam desse apoio, desse incentivo. É uma oportunidade ímpar poder assistir a um espetáculo dessa grandiosidade, com tantos talentos. O que vimos aqui foi um espetáculo encantador. Não vou falar que é de capital, porque o evento é de Valadares. Temos talentos na nossa cidade e temos que reconhecer isso. Temos que prestigiar e investir. Minha mãe e as amigas se emocionaram muito”, disse Sâmara.

Para o diretor artístico e spalla da Orquestra, Leandro Tomaz, o dia 10 de setembro de 2019 vai ficar marcado na vida dos músicos da Orquestra Filarmônica de Valadares e do público presente no concerto. “A Orquestra, formada em 2016 por iniciativa dos próprios músicos, todos ‘prata da casa’, vem arrebatando o coração dos valadarenses a cada concerto. Com pouco tempo de atividade, já é a ‘queridinha’ da população. E, apesar de tão nova, já deixa seu legado para nossa cidade. Nunca na história de Governador Valadares foi realizado um projeto musical tão arrojado, com moldes e produção a nível nacional. É motivo de orgulho pra nós… Essa é a nossa orquestra #valadaresmerece.”

Os 56 quilos de alimentos arrecadados na apresentação vão ser doados para o Projeto Missão Vida, que acolhe moradores de rua. Quem tiver interesse em ajudar a Orquestra Filarmônica de Valadares pode ligar no (33) 999576726 e falar com a Roberta.

por Angélica Lauriano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM