[the_ad id="288653"]

Valadares registra baixa cobertura contra poliomielite; apenas 15% das crianças foram vacinadas 

Valadares registra baixa cobertura contra poliomielite; apenas 15% das crianças foram vacinadas 
FOTO: Agência Brasil

GOVERNADOR VALADARES –  A Prefeitura de Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta segunda-feira (10) um balanço parcial da cobertura vacinal contra a poliomielite. Faltando dois dias para o fim da Campanha Nacional de Vacinação, os números refletem o baixo engajamento com a imunização das crianças. 

Conforme a Secretaria de Saúde, desde o dia 27 de maio – quando teve início a campanha – apenas 2 mil crianças receberam o imunizante contra a poliomielite. Isso representa aproximadamente 15% do público-alvo apto para receber a vacina em Governador Valadares. A meta do Ministério da Saúde (MS) é imunizar, pelo menos, 95% do público-alvo da Campanha.

Valadares registra baixa cobertura contra poliomielite – FOTO: Divulgação/ Prefeitura de Valadares

Mais da metade das crianças receberam o imunizante no último sábado (8), quando ocorreu o Dia D de vacinação em  37 unidades de saúde do município; apenas 1.100 crianças, menores de cinco anos, receberam a dose contra a paralisia infantil. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, há cerca de 12.700 pequenos nesta faixa etária. A campanha de vacinação termina nesta quarta-feira (12).

Portanto, se você é pai ou responsável por crianças com idade a partir de dois meses a menores de cinco anos, que ainda não se vacinou contro a poliomielite vá até a unidade de saúde mais próxima de casa. Não se esqueça de levar o cartão de vacinação da criança (para ser avaliado e, caso necessário, colocada a dose em dia) e documento de identificação.

Sobre a vacinação

Como o Ministério da Saúde (MS) disponibiliza dois tipos de imunizantes contra a Paralisia Infantil, a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), para crianças de dois, quatro e seis meses de vida, e o reforço com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), para menores de cinco anos, é importante que os responsáveis levem também os pequenos, a partir dos 2 meses de idade, para que a situação da caderneta de vacinação deles seja avaliada e, caso seja necessário, colocada em dia.

A Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença grave, contagiosa e que pode levar à morte. Não há tratamento para a doença, mas a vacinação é a melhor forma de prevenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM