GOVERNADOR VALADARES – Nessa quarta-feira (22), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) promoveu uma palestra sobre bullying e cyberbullying na Escola Dr. Raimundo Soares de Albergaria Filho, no bairro Ilha dos Araújos.
O objetivo da iniciativa foi de conscientizar os estudantes acerca dos perigos e consequências dessas práticas prejudiciais. A palestra foi conduzida pela investigadora da PCMG e conselheira municipal do Direito da Mulher, Flávia Gusmão, tendo alunos entre 15 a 18 anos como público-alvo. Durante a palestra, Flávia explicou que o bullying refere-se a atos repetidos de violência física, verbal ou psicológica contra uma pessoa. Enquanto o cyberbullying envolve as mesmas ações através de ferramentas digitais.
Um dos principais pontos destacados foi a recente alteração no Código Penal Brasileiro, que agora prevê punições específicas para bullying e cyberbullying. “Agora, tanto o bullying quanto o cyberbullying são considerados crimes, podendo gerar consequências legais para os agressores, mesmo se forem menores de idade”, alertou a investigadora. Os alunos mostraram grande interesse pelo tema e aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas. “Muitos ficaram surpresos ao descobrir as consequências legais que podem advir desses comportamentos”, afirmou Flávia.
A investigadora também destacou os canais disponíveis para que as vítimas denunciem essas práticas criminosas, encorajando os estudantes a falar sobre suas experiências e a procurar ajuda sempre que necessário. As denúncias podem ser feitas presencialmente na Delegacia de Polícia ou por telefone, nos números 190, 181 e Disque 100.
Ao final do evento, a palestrante expressou a sua satisfação com a participação ativa dos alunos e professores. “Os participantes saíram com uma nova perspectiva sobre a importância de combater o bullying e o cyberbullying, além de mais conhecimento sobre como identificar e agir diante dessas situações”, concluiu Flávia Gusmão.