[the_ad id="288653"]

Audiência pública debate políticas de segurança ao trabalhador

FOTO: Freepik

GOVERNADOR VALADARES – Nesta sexta-feira (12), às 15h, a Câmara Municipal de Governador Valadares será palco de uma audiência pública com o tema “Chega de Violência Contra Trabalhadores do Campo e da Cidade”. O evento é promovido pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O objetivo é o de cobrar justiça pela morte do militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), José Silva do Nascimento, conhecido como “Zé dos Peixes”. O crime aconteceu em junho de 2023 no Assentamento Oziel Alves Pereira, em Governador Valadares. Além disso, também será discutida a implementação de políticas públicas para enfrentar a violência nos conflitos territoriais no Estado. A audiência também se insere no “Calendário de Lutas do MST”, que este ano completa 40 anos.

A deputada estadual e presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALMG, Andréia de Jesus (PT), destaca a importância de unir forças para enfrentar a violência. “A luta dos camponeses pela terra é a mesma que as lideranças da cidade enfrentam, nas áreas urbanas, pelo direito à moradia digna e a regularização fundiária nas terras públicas do Estado”, afirma a deputada.

Andréia de Jesus destaca, ainda, a condenação do Brasil pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, reforçando a necessidade de denunciar violações aos direitos humanos e exigir responsabilidades do Estado. “O país foi julgado e condenado pela morte de um trabalhador rural integrante do MST, e pelo ataque a 185 pessoas, que estavam em marcha pela reforma agrária em 2000, no Paraná. A condenação incluiu a indenização de US$ 400 mil, o reconhecimento das violações e tratamento médico e psicológico às vítimas”, complementa Andréia.

A audiência pública contará com a participação de autoridades municipais e estaduais, representantes de movimentos sociais, sindicatos, universidades e trabalhadores rurais de todo o estado mineiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM