[the_ad id="288653"]

Escritora valadarense tem livro sobre autismo premiado na Suíça

FOTO: Arquivo pessoal

‘Meu amigo Pedro, meu amigo João’ promove conscientização sobre o autismo de forma lúdica

GOVERNADOR VALADARES – O livro “Meu amigo Pedro, meu amigo João” é uma obra que aborda o autismo sob duas perspectivas diferentes: a do autista e a do colega de turma. Escrito pela autora Fabiana Temponi, a narrativa é inspirada na história real do seu irmão, João Pedro, de doze anos, diagnosticado com autismo aos cinco. Com uma abordagem lúdica, o livro visa conscientizar crianças e adultos sobre o autismo, desmistificando preconceitos e promovendo a inclusão.

A obra, que será lançada oficialmente em Governador Valadares no mês de abril, foi premiada na Suíça, no Salão do Livro de Genebra. A autora recebeu o “VIII Prêmio Talentos Helvéticos-Brasileiros”, no destaque de relevância para a sociedade. Em entrevista ao DIÁRIO DO RIO DOCE, a pedagoga compartilhou sua motivação por trás do livro e os objetivos que espera alcançar.

Inspiração

Fabiana Temponi destaca que a inspiração para a obra veio não apenas da convivência com o seu irmão, mas também das experiências que teve com mais de 100 alunos diagnosticados no espectro do autismo ao longo de sua carreira como pedagoga e arte educadora. Segundo ela, cada página do livro é constituída por pequenas vivências, refletindo a realidade de crianças autistas e suas interações com colegas não autistas. “A gente ainda tem muito preconceito sobre qualquer tipo de diferença. O livro foi escrito para as crianças, para que elas entendam o que é o autismo, e para conscientizar os adultos que o autismo não é uma doença e nem um bicho de sete cabeças. O autismo é uma condição neurológica”, afirma Temponi.

Lançamento

O lançamento oficial do livro acontecerá em Valadares no dia 2 de abril, no Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O evento, que será realizado no Teatro Atiaia, às 19h30, contará com a presença das participantes do Projeto Libélula, uma iniciativa que apoia mães de crianças autistas. A cada livro vendido, uma doação será feita ao Projeto Libélula, fortalecendo ainda mais a causa da conscientização e apoio às famílias. Além disso, no dia 30 de março haverá uma roda de conversa aberta ao público no Shopping Feira, às 9h. O evento contará com a participação de uma psicóloga e de uma mãe atípica, abordando questões relacionadas ao autismo e promovendo a troca de experiências e informações.

“O propósito do livro é conscientizar de que o autista precisa ser cuidado, abraçado e ser amado como qualquer pessoa”, enfatiza a autora. “É preciso entender que a criança é um ser pensante, e que se a gente conseguir conscientizar uma criança desde pequena, da importância que tem ela incluir a diferença do outro, a gente vai ter adultos muitos melhores”, conclui Fabiana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM