Brasil bate recorde de mortes por dengue em 2023

FOTO: Agustin Marcarian

BRASÍLIA – Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil bateu o recorde de mortes por dengue no ano de 2023, totalizando 1.079 mortes. A pasta divulgou as informações por meio do Sinan online (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) na última quarta-feira (27).

O segundo maior número de óbitos em um ano foi em 2022, quando chegou a 1.053 registros. Em seguida, vem o ano de 2015, com 986 mortes. Em nota, o Ministério da Saúde informou que, com a previsão de aumento de casos, cerca de 11,7 mil profissionais de saúde passaram por uma capacitação em 2023. O treinamento inclui manejo clínico, vigilância e controle de arboviroses, que são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos.

Ainda segundo a pasta, a vacina contra dengue agora consta no Sistema Único de Saúde (SUS), desde o dia 21 de dezembro. Entretanto é importante ressaltar que o governo não utilizará o imunizante em larga escala em primeiro momento. O Takeda, laboratório fabricante da vacina, afirmou que tem uma capacidade restrita de fornecimento de doses. Por enquanto, a vacinação terá o foco em pessoas e regiões prioritárias, com definição de estratégias de utilização das doses disponíveis prevista para ocorrer nas primeiras semanas de janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM

Brasil supera marca de mil casos de mpox em 2024

🔊 Clique e ouça a notícia Número supera total notificado ao longo de todo o ano passado De janeiro até a primeira semana de setembro deste ano, o Brasil registrou

Colesterol elevado pode ser perigoso e exige atenção

🔊 Clique e ouça a notícia Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) dá dicas sobre como identificar o problema, quais os seus efeitos, como é o diagnóstico e os tratamentos GOVERNADOR