BRASÍLIA – O Ministério da Educação (MEC) informou que a partir do ano que vem, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) contará com apenas uma edição. De acordo com o MEC, ainda nesta semana será publicado o edital do Sisu de 2024, que trará mais informações sobre a mudança.
Uma avaliação feita pelo MEC mostrou que as edições do Sisu feitas na metade do ano costumam ter altos índices de desistência e de vagas ociosas. Estas vagas resultam da troca de instituição de ensino que os candidatos fazem ao conseguirem a aprovação na segunda edição do processo. Agora, a intenção do ministério é organizar uma edição no meio do ano apenas para quem pretende mudar de curso, sem ofertar novas vagas.
Como funciona o Sisu
O Sisu seleciona candidatos para vagas em universidades públicas, utilizando a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério. Os estudantes podem se inscrever em até duas opções de curso. Durante a seleção, o Sisu calcula uma nota de corte para cada curso, atualizada diariamente. A nota de corte é a menor nota necessária para garantir a vaga naquele curso, de acordo com o número de vagas disponíveis.