CONSELHEIRO PENA – Um caminhão que transportava gado caiu de uma ponte que estava com uma trinca, na zona rural de Conselheiro Pena (MG). O acidente aconteceu na manhã desta terça-feira (28), próximo à Fazenda Carranca. Cerca de 26 animais morreram no local. Outros quatro, contudo, aguardavam resgate. Confira no vídeo abaixo imagens do acidente:
REPAROS X PREFEITURA
Moradores da localidade informaram que o problema é antigo. Além de solicitarem reparos no local à Prefeitura de Conselheiro Pena, eles procuraram empresas privadas que utilizam o trajeto. “Os animais estão lá, mortos, mas e se fossem crianças?”, questiona Felipe Laignier.
Ele afirma ainda que o problema no local é antigo. “A situação vem se arrastando, um empurra para o outro, mas ninguém é responsável. Fizemos um grupo no WhatsApp, chamei o pessoal da Vale, da Tim, inclusive, eles usam essa ponte.
Em nota, a Prefeitura informou que a situação é complexa e negou que o acidente tenha acontecido por falta de reparos na ponte. Além disso, afirmou que a atual administração tem trabalhado para melhorar as estradas vicinais do município. Inclusive foi um pessoal da Cemig que passou com um caminhão carregado de postes que quebrou essa ponte. Mas a Vale tem um contrato com a gente que ela tem que dar manutenção na ponte.
“Na realidade, o município de Conselheiro Pena tem quase 4.000 km de estradas de rodagem e são quase 1.500 km² de área territorial. Nós temos centenas de pontes em áreas rurais do município e a Prefeitura tem um planejamento de trabalho de manutenção de estradas e pontes anualmente. Se você observar a ponte da qual o caminhão caiu, ela está intacta. A ponte não cedeu, o que caiu foi o caminhão e dessa forma existem vários motivos que podem ter ocasionado o acidente, um desses motivos pode ser imprudência”, afirma nota enviada à TV Leste.
“Um ponto importante para se frisar é que ainda não completamos 3 anos desta gestão, e mesmo tendo encontrado o município completamente sucateado, a gestão hoje é reconhecida pelo seu excelente trabalho realizado na manutenção de estradas e pontes do município”, complementa a nota.
A Prefeitura informa ainda que a ponte se encontra em uma propriedade privada. “Mesmo assim, o município enviou uma retroescavadeira e a patrol para ajudar”, finaliza.
EMPRESAS PRIVADAS
Em nota enviada ao Diário do Rio Doce, a Vale informou que entrou em contato com os envolvidos para prestar apoio e que enviará uma equipe ao local para avaliação das ações necessárias. Já a Cemig, informou em nota que desconhece o caso, e que em momento algum foi informada de qualquer problema na ponte ou qualquer outro trecho da estrada causado por veículos a serviço da empresa.
A reportagem tentou contato a outra empresa citada pelos moradores, a Tim, mas até o fechamento desta edição não recebeu a resposta. Portanto o caso pode ser atualizado a qualquer momento.