LEONARDO AUGUSTO
BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) – O ex-governador de Minas Gerais Alberto Pinto Coelho (PSD) morreu nesta segunda (20) aos 78 anos em Belo Horizonte vítima de leucemia, após três anos de tratamento contra a doença.
Pinto Coelho foi eleito vice-governador em 2010 então pelo PP, em chapa encabeçada por Antonio Anastasia, à época no PSDB e hoje ministro do TCU (Tribunal de Contas da União).
Ele assumiu o comando do estado em 2014 na saída de Anastasia para disputar o Senado. Foi também deputado estadual por quatro mandatos e presidente da Assembleia de 2007 a 2010.
Pinto Coelho nasceu em Rio Verde (GO) e era formado em administração de empresas. O ex-governador deixa esposa, quatro filhos e cinco netos.
O ministro Anastasia divulgou nota sobre o falecimento do ex-colega de chapa e de governo.
“Minas Gerais perde hoje um de seus mais destacados homens públicos. Alberto Pinto Coelho foi um político exemplar, caracterizado por sua habilidade singular em ouvir, integrar e transformar divergências em consensos. Um político de coração enorme, singular e generoso. Sua trajetória, como deputado, presidente da Assembleia e Governador do nosso Estado, fala por si”, diz o texto.
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais decretou luto institucional de três dias pela morte do ex-governador. Ainda não há informações sobre velório e local de enterro.