Diário Oficial confirmou nomes dos dez membros titulares do Conselho Tutelar, além de cinco suplentes
GOVERNADOR VALADARES – As eleições do Conselho Tutelar, em Valadares, aconteceram no último domingo (1º). A Prefeitura, então, anunciou o resultado da votação nesta terça-feira (3). O processo seletivo, segundo a gestão municipal, ocorre para a escolha de dez membros titulares e cinco membros suplentes para a composição do Conselho. Sendo assim, conforme o anúncio, estão oficialmente eleitos os novos dez conselheiros tutelares do município.
No Diário Oficial Eletrônico da Prefeitura de Valadares, aliás, constam os nomes dos 15 primeiros colocados das eleições. Confira, portanto, quem são os dez membros eleitos, suas respectivas colocações e membros suplentes:
- 1º – Luzia Nery de Souza, eleita com 1012 votos;
- 2° – Marlene Arparecida de Faria Campos, eleita com 927 votos;
- 3° – Luiz Fernandes Assunção, eleito com 564 votos;
- 4° – Romária Evangelista Gomes, eleita com 465 votos;
- 5° – Silvana de Paula Bicalho Monte Carmelo, eleita com 392 votos;
- 6° – Márcia Lino Correia, eleita com 389 votos;
- 7° – Edvaldo Rodrigues de Moura, eleito com 363 votos;
- 8° – Pricila Diamantino de Oliveira, eleita com 333 votos;
- 9° – Eelington Freitas da Silva, eleito com 330 votos;
- 10° – Elio Selcio Pereira, eleito com 324 votos;
- 11° – D’hene Carla Sousa Santos, eleita com 299 votos;
- 12° – Marlene Maria da Silva Neto, com 257 votos;
- 13° – Rosilene Silvaluzia Lopes, com 241 votos;
- 14°- Alzira Aparecida Santos, com 190 votos;
- 15° – Adriana da Silva Lima, com 169 votos
A seleção, conforme o edital, ocorre em quatro etapas. Nesse sentido, além das inscrições, os candidatos participaram de uma prova geral, das próprias eleições e, por fim, haverá uma formação inicial para os membros que agora compõem o Conselho Tutelar.
Urnas eletrônicas
Vale recordar que, pela primeira vez na história, o processo seletivo do Conselho Tutelar ocorreu de forma unificada em todo o território nacional, com a utilização de urnas eletrônicas. Além disso, a realização das eleições dos novos conselheiros tutelares contou com apoio do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De acordo com a Prefeitura, assim como nas eleições governamentais, a votação para conselheiros tutelares acontece a cada quadriênio. Desse modo, os novos membros cumprirão mandato do ano de 2024 até 2027.