GOVERNADOR VALADARES – Mais uma ação do programa de extensão Rede Solidária Natureza Viva foi realizada na quinta-feira (28), na Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva (Ascanavi). O dia foi marcado com atividades do Setembro Amarelo, cercado de cuidados com a saúde física e mental dos trabalhadores. Os cursos de Fisioterapia e Enfermagem levaram massagens para relaxamento corporal, orientações de cuidados básicos e muitos outros serviços.
“É uma forma de colocar em voga o Setembro Amarelo, mas na verdade esse amarelo deve amarelar todos os dias do ano. É mais para incentivar a pessoa quanto à valorização da vida, quanto à adequação dos seus recursos e quanto à importância da convivência e das boas relações”, explicou a professora Mônica Valadares, do curso de Enfermagem.
Parceria
A coordenadora da Ascanavi, Silvana Maria Martins, comemorou mais essa demonstração da parceria entre os catadores e a universidade. “A ação da UNIVALE aqui é muito boa para a gente, essa parceria que a universidade tem com a gente, com encaminhamentos para médicos e para Fisioterapia. É uma parceria maravilhosa, entre outras ações mais que a UNIVALE faz com a gente”, avaliou Silvana.
Estudante de Fisioterapia, Thayná Queiroz acredita que a ação é vantajosa para os alunos, que têm um momento prático de aprendizagem, e também para os integrantes da Ascanavi, beneficiados com os serviços de saúde. “Eles pegam em materiais pesados durante o dia todo, então eles ficam muito sobrecarregados. A gente vai trabalhar mais na área do físico, e a gente cuida conversando, fazendo massagens e aplicando as ventosas. E também com o bate-papo, nessa interação com os trabalhadores que aqui ficam”, afirmou a aluna.
A catadora Vanderleia Pereira também elogiou a atuação da UNIVALE junto à associação. “É muito importante, porque a gente sempre tem consultas. Eu mesma estou esperando uma cirurgia dos olhos, outras pessoas já conseguiram. Para nós, é muito gratificante. Sempre tem essas reuniões com aferição de pressão, isso é bom até para prevenir”, disse Vanderleia.
Veja, portanto, o registro que a UNIVALE TV fez de mais essa ação do programa Rede Solidária Natureza Viva: