A exposição de cenários realísticos em miniatura faz parte das obras do artista Rogério Neves
GOVERNADOR VALADARES – Começou nessa quinta-feira (14), no Centro Cultural Nelson Mandela, em Governador Valadares, uma exposição de arte em miniatura. A exposição tem como proposta apresentar uma visão em miniatura do estilo de arquitetura colonial portuguesa e da antiga Nova Iorque, assim como de Chicago e Boston. Quem quiser ver de perto as miniaturas tem até o dia 18, segunda-feira, para a visitação.
A exposição de cenários realísticos em miniatura, arte conhecida como diorama, faz parte das obras do artista Rogério Neves, conhecido como Gog. “Eu fiz edificações, foi onde eu aprendi essa parte de arquitetura, de modelagem, de projeto, que é a base para esse trabalho. Há mais ou menos sete anos comecei a estudar esta arte e agora apresento peças inspiradas na arquitetura colonial portuguesa, que copiei de Goiás Velho, mas é comum no interior do Brasil inteiro, e tem as inspiradas em arquiteturas dos EUA, aqueles com tijolinhos e escadas metálicas, e os becos novaiorquinos”, detalhou o artista.
O diorama é uma forma de expressão artística que combina elementos tridimensionais para criar cenas reais e cativantes em um espaço limitado. A princípio essa técnica, que tem raízes históricas, foi popularizada no século 19 como uma forma de entretenimento e educação. Os dioramas frequentemente retratam paisagens naturais, eventos históricos, cenas do cotidiano ou até mesmo mundos imaginários, utilizando miniaturas e iluminação cuidadosamente planejada.
O Centro Cultural Nelson Mandela fica na rua Afonso Pena, 3.269, Centro. A entrada é gratuita e a exposição está aberta para visitação das 9h às 17h.