TEÓFILO OTONI – Na noite dessa segunda-feira (21), uma forte chuva atingiu a cidade de Teófilo Otoni. Durante o período de uma hora, o volume de chuva foi de cerca de 29 mm. Segundo a Prefeitura Municipal, cerca de 50 famílias ficaram desalojadas e estão abrigadas em casa de parentes e familiares. Além da chuva intensa, houve o registro de vendaval e granizo.
Situação de emergência
Ainda na segunda-feira (21), o prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira (PT), publicou um decreto comunicando situação de emergência por causa da tempestade que atingiu a região. Nas primeiras horas após a chuva, o governo municipal convocou as secretarias e representantes dos órgãos que integram o gabinete de gerenciamento de crise para uma reunião estratégica. A Defesa Civil e as secretarias de Serviços Urbanos, Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social e Agropecuária, entre outros setores, estão atuando no atendimento das emergências e na desobstrução das ruas.
Pela manhã desta terça-feira (22), uma equipe designada pelo governo da cidade iniciou o atendimento das solicitações e as encaminhou para as áreas mais impactadas. Uma das principais ações foi a limpeza das ruas invadidas pela água deixando muita lama para trás. A Administração Municipal informou que 22 Unidades Básicas de Saúde foram impactadas pelas chuvas. Entre os prejuízos materiais contabilizados estão: destelhamentos, portas de vidro quebradas, tetos desabados, falta de eletricidade e móveis danificados, entre outros.
Hospitais vão atender apenas urgências e emergências
O Hospital Raimundo Gobira também teve prejuízos por causa da chuva de granizo. As calhas ficaram obstruídas, o que dificultou o escoamento da água. O telhado da unidade de saúde sofreu danos e o forro do teto cedeu por causa dos grandes volumes de chuva. Além disso, o teto do Hospital Bom Samaritano desabou parcialmente. Ambos estão atendendo apenas urgências e emergências, e as cirurgias eletivas foram suspensas. Houve também perda de materiais hospitalares como medicamentos e aparelhos.
Sendo assim, devido aos transtornos, o hospital atenderá somente casos de urgência e emergência. Dessa forma, as visitas a pacientes, sessões de fisioterapias e outras atividades estão suspensas. Os pacientes que precisaram de transferência já foram para outro local.
De acordo com a Defesa Civil foram cerca de 50 ocorrências, incluindo pontos de alagamentos, riscos de desabamento e quedas de árvores que obstruíram vias. As informações são do boletim do início da tarde desta terça-feira (22).
Governo de Minas
O Governo de Minas Gerais, por meio do Gabinete Militar do Governador (GMG) e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), instalou um comitê de crise na sede da Defesa Civil de Teófilo Otoni, após uma forte chuva que atingiu a cidade na noite de segunda-feira (21). Além disso, a Defesa Civil estadual comunicou que está encaminhando ao município materiais de ajuda humanitária à população atingida pelo temporal.
Aproximadamente 500 pessoas foram afetadas
De acordo com a Defesa Civil estadual, até as 14h desta terça-feira (22), aproximadamente 500 pessoas estão desalojadas. Mas a assistente social do município também está apurando outras pessoas que foram atingidas. Duas pessoas tiveram ferimentos leves, e, após atendimento na UPA foram liberadas. Além disso, até o momento, a Defesa Civil municipal recebeu 41 chamados da população relatando algum tipo de dano, sendo 21 deles devido ao destelhamento de residência.
A energia elétrica foi parcialmente afetada, e a equipe da Cemig já está providenciando o devido restabelecimento. Com relação ao abastecimento de água, o distrito de Topázio está sendo abastecido por caminhões-pipas, uma vez que está sem energia elétrica para o acionamento das bombas. Não há comunidades ilhadas nem rodovias de acesso obstruídas.
A Defesa Civil interditou 5 salas de aula e o Ginásio do Colégio Tiradentes. As aulas foram suspensas no dia de hoje, mas devem retornar amanhã após adequações no local. Uma árvore atingiu o muro da Escola Estadual Altino Barbosa, que, consequentemente, atingiu a rede elétrica, e as aulas foram suspensas.
Meteorologia
De acordo com os dados analisados na estação meteorológica do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), em Governador Valadares, a chuva que atingiu a cidade de Teófilo Otoni se intensificou por volta das 20h e cessou por volta das 21h. Portanto no período de uma hora, o volume de chuva registrado foi de 29 mm e a velocidade do vento chegou a 78,4 km por hora. As nuvens carregadas de umidade que veio do litoral foram ‘atraídas’ para a região de Teófilo Otoni por causa da característica do relevo daquele local.
“Nesta época do ano, nós estamos no final da estação do inverno e entrando na estação da primavera. Então nesse período de transição é comum a entrada de sistema com frentes frias. O que ocorreu é que estava passando uma frente fria no litoral e pegou uma parte do Leste de Minas e atingiu a cidade de Teófilo Otoni”, disse Fulvio Cupolillo, professor de climatologia do IFMG Campus Governador Valadares.
De acordo com o professor, a amplitude térmica entre o calor do continente e a temperatura baixa da frente fria pode gerar tempestades severas, acarretando em chuvas de granizos em algumas regiões do Estado. “A previsão para os próximos dias não é de chuva. Será de tempo nublado, muitas vezes com risco de chuvas mais fracas, mas predominantes será um tempo nublado e com o céu parcialmente fechado. Para as próximas semanas, nós já observamos por imagens de satélite, uma frente fria no sul do país, que pode ou não chegar na nossa região. Nós só vamos ter mais certeza sobre isso com dois dias de antecedência”, explicou.