Além da docência, o professor Bispo Filho também marcou a cena cultural valadarense como músico e poeta
Na noite do último sábado (8), a 17ª Festa das Flores trouxe um tributo ao professor Bispo Filho — músico, poeta e docente da Universidade Vale do Rio Doce, falecido no dia 18 de maio de 2023. O momento reuniu a família, amigos e convidados especiais, que tiveram suas histórias marcadas pelo professor.
Marcelo Rocha, poeta e publicitário, foi um dos participantes do tributo. “Eu conheci o bispo no meu primeiro dia de aula na faculdade de Publicidade e Propaganda. Ele foi meu professor. E esse primeiro encontro me marcou muito porque ele bateu o olho em mim e, não sei por qual razão, ele disse: ‘você deve ser poeta’. Eu nunca me esqueço desse primeiro encontro”, destaca Marcelo. Na oportunidade, ele declamou um poema escrito por ele como homenagem a Bispo, no dia de seu falecimento, cujos últimos versos dizem: “Bispo Filho, menino das rimas, professor de belezas, poeta do mundo e do coração”.
Trajetória
José Bispo Ferreira Filho nasceu em 1964. Neto e sobrinho de professores teve a literatura, a educação e a arte sempre presentes durante sua trajetória. Seu primeiro contato com a Univale foi por meio da Escola Técnica, a ETEIT, onde concluiu o curso técnico de Química.
Publicou seu primeiro livro de poemas na década de 80, mesmo período em que cursou a graduação em Literatura e Letras na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafi), que depois veio a integrar a Univale. Emigrou para os Estados Unidos, onde trabalhou por quatro anos como assistente e articulista do jornal Brazilian Voice, em Nova Jersey. Depois, ainda atuou por cinco anos como professor de álgebra, botânica, geologia e literatura na escola pública bilíngue em Framingham, Massachusetts.
Ao retornar a Governador Valadares, em 2002, ingressou como docente na Univale, lecionando Semiótica, Análise do Discurso, Literatura, Estética, Espanhol e Inglês. Aqui, contribuiu com a formação de estudantes de Jornalismo, Direito, Design Gráfico, Pedagogia, Arquitetura, Engenharia, Farmácia, entre outros. Foi também na Univale que ele retornou às salas de aula e concluiu o Mestrado em Gestão Integrada do Território, em 2011.
Homenagens
O evento de homenagem ao professor Bispo Filho foi organizado pela Associação Encantar, dentro da programação da 17ª Festa das Flores. As homenagens tiveram início às 19 horas do dia 8 de julho, na Concha Acústica Jacenguay Souza Pettersen (Guay), Praça dos Pioneiros, em Governador Valadares.
Além das falas de agradecimento, o tributo contou com declamação de poemas, inclusive alguns escritos pelo próprio Bispo. Também aconteceram apresentações musicais e o Assalto Poético, promovido pelo Teatro Universitário da Univale, que distribuiu cópias de poemas do Bispo Filho.