Entre os materiais doados estão itens de vestuários, como blusas, casacos e calçados, além de 290 smartphones, sendo 10 para cada entidade beneficiada
Na tarde desta sexta-feira (7), a Receita Federal de Governador Valadares realizou a entrega de doações de agasalhos e aparelhos celulares para 29 entidades dedicadas à promoção da saúde, da educação e da assistência social na região. Com o tema “Receita que Aquece”, a segunda edição da campanha doou em produtos frutos de apreensões cerca de R$ 650 mil para Governador Valadares e outras 10 cidades do Leste de Minas.
Entre os materiais doados estão itens de vestuários, como blusas, casacos e calçados, além de 290 smartphones. Em entrevista ao DIÁRIO DO RIO DOCE, a delegada da Receita Federal de Governador Valadares, Geovânia Nascimento, explicou que as mercadorias são frutos de apreensões que a Receita Federal faz na vigilância das fronteiras durante o combate ao contrabando e descaminho de mercadorias.
Segundo a delegada, cada campanha de doações recebe um tema, como forma de organizar como serão realizadas as doações dos produtos. “Essa é a segunda campanha que fazemos neste ano. A primeira, realizada no dia 8 de março, as doações foram para entidades voltadas para ajudar mulheres em vulnerabilidade e a segunda, que está sendo feita agora, atenderá a entidades que atuam na proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade social ou em situação de rua e que enfrentam as baixas temperaturas do inverno”, explica.
De acordo com a delegada, para receber as doações, as entidades precisam atender a alguns requisitos. “Para realizar as doações, a Receita faz um mapeamento das entidades das cidades e, para que seja efetivada a doação, as entidades precisam atender a alguns requisitos, como ter no mínimo três anos de existência, mandar os ofícios e documentação da instituição e, claro, a Declaração de Utilidade Pública”.
Uma das entidades que receberá as doações é a Casa da Provisão, que atende cerca de 400 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, no município de Guanhães. Maria José Martins, presidente da entidade que funciona desde 2009, atendendo a todos que precisam, contou que as doações são muito bem-vindas e muito bem utilizadas. “Quando fiquei sabendo das doações fiquei muito feliz. Nós da Casa da Provisão atendemos pessoas que vivem em áreas de risco e famílias em situação de vulnerabilidade, pessoas que enfrentam dificuldades durante o frio por falta de agasalho. A Casa da Provisão ajuda a comunidade com doações da própria comunidade, seja com arrecadações das igrejas ou de civis não ligados a instituições. Sei que essa doação fará toda a diferença e só temos a agradecer a Receita por essa campanha”.