Os dias mais frios já começam a mudar os hábitos das pessoas e, consequentemente, o uso de aparelhos e equipamentos que podem gerar mais conforto e criar uma temperatura mais agradável se intensificam. Neste período, a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) orienta para o uso consciente da energia elétrica durante os dias mais frios. Com a mudança de hábitos e a adoção de atitudes simples no dia a dia, é possível reduzir o consumo e economizar na conta de energia.
Segundo Thiago Batista, engenheiro de Eficiência Energética e Sustentabilidade da Cemig, uma das principais dicas é reduzir o tempo no chuveiro, já que o uso em potência máxima para obter água quente aumenta o consumo de energia. Além disso, verificar o estado da borracha de vedação das geladeiras é importante, pois portas mal vedadas aumentam o gasto de energia para resfriar os alimentos.
Outras orientações incluem utilizar a máquina de lavar roupas com a quantidade máxima indicada pelo fabricante, ligar o ferro elétrico apenas quando houver uma grande quantidade de roupas para passar e evitar o uso de equipamentos em horários de pico, para não sobrecarregar a rede elétrica. É fundamental também desligar os aparelhos em modo de espera, pois mesmo consumindo menos energia, esse consumo acumulado pode representar até 15% do consumo total.
Para uma economia ainda maior, a substituição de lâmpadas convencionais por lâmpadas LED pode reduzir o consumo mensal em até 75%. “A eletricidade consumida por um aparelho eletrônico em stand by (modo de espera) pode representar até 15% do consumo do equipamento. Vale ressaltar que, ao desligar a TV, é importante desligar os demais equipamentos que estão conectados ao aparelho. Os receptores de TV por assinatura são os maiores vilões deste tipo de desperdício’”, explica Thiago Batista.