[the_ad id="288653"]

Programa da TV Rio Doce, Veracidade na TV vai retratar passagem ilegal na fronteira entre México e Estados Unidos

FOTO: Divulgação

A partir desta segunda-feira (29), às 19h20, o programa Veracidade na TV, da TV Rio Doce, vai apresentar conteúdos exclusivos na fronteira entre México e Estados Unidos. O apresentador Rogério Fernandes esteve na fronteira entre San Diego e Tijuana. Segundo ele, foi uma experiência única. “Eu fiz a passagem de forma legal, via controle de fronteira. Dos EUA para o México e vice-versa. Por lá passam sonhos. Por ali morrem sonhos. De um lado, Tijuana, no México, representa uma cidade grande, pobre e violenta. Do outro lado do muro, o paraíso dos Estados Unidos da América”.

Não é segredo para ninguém que Valadares é conhecida por exportar pessoas aos Estados Unidos, seja legal ou ilegalmente. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa (IBGE), excluindo as capitais, Valadares é a cidade brasileira que mais envia emigrantes para o país norte-americano. Cerca de 40.000 habitantes, praticamente 15% da população, já migrou em algum momento. Dessa forma, 82% dos domicílios da cidade têm pelo menos um integrante em solo americano.

“Buscam o sonho americano. Muitas das vezes pela falsa ilusão de ficarem ricos, o que dificilmente acontece. Outros vão atrás de uma vida melhor. Percebi mais desilusão do que realidade. São caminhos difíceis a fronteira ilegal. Não vale a pena correr certos riscos”, afirma o jornalista Rogério.

Em entrevista ao DIÁRIO DO RIO DOCE, ele explicou que a ideia foi retratar a maneira que tantos valadarenses entram no país em busca de uma melhoria na qualidade de vida. “As próximas edições do programa contam com conteúdo exclusivo. Mostramos áreas remotas de fronteira e áreas dentro da cidade onde o muro acaba do nada”.

Além disso, o jornalista registrou o momento em que a polícia efetuou a detenção de imigrantes tentando entrar ilegalmente nos Estados Unidos. “No momento da detenção, cheguei a pensar que os gritos do agente de fronteira seriam para mim. Estava guardando material de trabalho quando ouvi. Olhei, era o policial fazendo a detenção de imigrantes que tentavam entrar ilegalmente nos EUA”.

Comments 1

  1. Marcelio Ferreira Ramos says:

    Nasci em Valadares em 64, morei ai ate 76, cresci com USA na familia, amigos e vizinhos.
    em 76 mudei pra Brasilia pra morar com minhamae, deixei pai, iermaos, primos e etc em valadares. Mas todo ano ia a Valadares.
    84, 86 e 88 visto negado, 88 vim pelo Mexico, fui pego cruzando, fiquei detido e liberado mediante fianca, morei 3 anos em San Francisco, ate q Imigracao me achou em agosto de 91 e fui deportado.
    92 em Brasilia com Collor no poder, nao aguentei e em Fevereiro de 93 voltei pelo Mexico novamente, hoje olho pra tras e vejo q realmente valeu a pena minha persistencia.
    94 casei com uma americana, sou pai de 3 filhos, todos formados em universidades americanas, thenho escolinha de futebol, liga de futebol amador com 16 times e tambem treino times de criancas. Nao me arrependo de nada. Qualquer coisa to aqui.
    Thank you very much. Marcelio Ramos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM