A partir desta terça-feira (16), a população de Governador Valadares terá acesso à vacina da Influenza (gripe), após o Ministério da Saúde autorizar a ampliação da campanha para toda a população com mais de seis meses de idade. Inicialmente, apenas os grupos prioritários tinham direito à imunização, como profissionais da saúde, idosos, gestantes, crianças de 6 meses a 5 anos, puérperas, população indígena, entre outros.
A medida tem como objetivo reduzir as complicações, internações e óbitos causados pelas infecções pelo vírus da influenza na população valadarense. A vacinação contra a gripe é realizada anualmente e, agora, se estende a todos os cidadãos que desejarem se proteger contra a doença.
É importante ressaltar que a vacina contra a gripe pode ser administrada simultaneamente a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, inclusive a vacina contra a covid-19. Não há contraindicação para a aplicação conjunta das duas vacinas, proporcionando uma proteção abrangente contra diferentes doenças.
Para receber a vacina, é necessário comparecer a uma sala de vacinação portando um documento com foto e a caderneta de vacinação. Cada unidade de saúde tem seu próprio horário de funcionamento, de acordo com a disponibilidade da equipe.