Esporte é uma das modalidades que mais crescem no mundo e se tornou referência na cidade com mais de 500 atletas
Governador Valadares sediará entre os dias 29 de abril e 1º de maio a primeira etapa do Circuito OPA de Pickleball, um esporte que mistura técnicas do tênis, badminton e pingue-pongue. A modalidade foi criada em 1965, em Seattle, nos Estados Unidos. O nome é uma homenagem ao cão Pickles, do fundador do esporte Joel Pritchard, que corria de um lado para o outro tentando pegar a bola, quando o esporte foi criado por Joel, Bill Bell e Barney MacCallum. Como Valadares é a cidade mais “norte-americana” do Brasil, acabou sendo a pioneira no esporte em 2018. Por isso, os melhores atletas do País e o presidente da Associação Brasileira de Pickleball moram em GV.
Para se ter uma ideia, o número 1 do ranking nacional é Bernardo Andrade, que além de atleta é treinador e embaixador do esporte. Bernardo jogou por muitos anos o tradicional tênis. Hoje se dedica exclusivamente ao pickleball. Um dos motivos é a velocidade e a dinâmica do jogo, que conquista com facilidade quem experimenta.
Ele conta como o esporte foi introduzido no Brasil. “Foi através de uma amiga do Toninho Coelho, que é o presidente da Associação Nacional de Pickleball. Ela mora nos Estados Unidos e ao visitar Valadares apresentou a ele o esporte. Por isso, hoje Valadares é o polo nacional do esporte. Temos sete quadras aqui no Clube do Pickleball e estamos fazendo mais uma. O Clube Filadélfia também tem quadras, assim como a Praça de Esportes. Hoje somos referência no Brasil. Tanto que temos cerca de 500 atletas só em Valadares”, afirma.
Segundo Bernardo, o pickleball é o esporte que mais cresce no mundo. “Está crescendo demais em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul e em São Paulo. Há alguns dias fui a Fortaleza (CE) capacitar treinadores de lá para dar aulas e expandir no Nordeste o pickleball. Nos Estados Unidos, por exemplo, no início de 2022 havia por volta de 4 milhões de jogadores. Agora já está chegando a quase 10 milhões”, conta.
Uma das razões é que o pickleball consegue dar aos atletas uma longevidade maior. “Como a quadra é menor, exige menos esforço que o tênis tradicional. Temos atletas com mais de 70 anos jogando aqui no clube, junto com crianças e mulheres. Nas competições há, inclusive, a possibilidade de jogar em duplas mistas. Eu fui campeão brasileiro jogando tênis, mas no tênis, se você sofre uma lesão, fica difícil voltar. O tênis valoriza muito o jogo individual. Já no pickleball valorizamos mais o jogo em dupla”, explica.
Para conhecer melhor as regras do jogo ou entrar para o Valadares Pickleball Clube, o endereço é rua Israel Pinheiro, 610, bairro Universitário.
As inscrições para o Circuito OPA, que será a primeira etapa do Campeonato Mineiro, estão abertas até o dia 20 de abril no site: pickleballmg.org/.