De dentista a empreendedor. Gabriel Ferreira da Silva, de 29 anos, é proprietário da empresa Odontolive. Nesta entrevista, ele nos revela um pouco da sua jornada até se consolidar no mercado. Filho de mãe maranhense e pai mineiro, Gabriel nasceu em São Paulo e se mudou para Minas Gerais aos 7 anos. Se formou em Odontologia pela Univale no ano de 2016, em Governador Valadares, e abriu seu primeiro consultório odontológico em março de 2017, no bairro Santa Rita.
Segundo o empresário, apesar de ter se formado em Odontologia, ele descobriu sua linha empreendedora no dia em que assumiu o primeiro consultório. “Desde o meu primeiro dia de consultório, eu já entendia que os meus resultados só dependiam de mim, então eu pensei: vou fazer o negócio acontecer”, conta.
“Eu tinha uma vontade que me consumia. Eu queria fazer mais, queria crescer. Então eu chegava em casa depois das 18h e ia pra rua panfletar sozinho. Além do panfleto, eu grampeava um recadinho. Queria ter um diferencial em tudo que eu fazia”, relembra Gabriel.
Força de vontade e entusiasmo
De acordo com o empreendedor, é preciso ter força de vontade e entusiasmo para conseguir crescer. “Eu nunca me importei em trabalhar, eu fazia as coisas sozinho, ainda sou assim. Não sei se sou muito apaixonado pelo que eu faço. É preciso ter vontade e entusiasmo em tudo que você fizer, senão as coisas não vão acontecer”, afirma.
O dentista, que no início atendia cerca de quatro pacientes por semana, hoje atende uma média de 30 pacientes por tarde – apenas em uma de suas quatro clínicas odontológicas, que estão localizadas no bairro de Lourdes, Centro e Santa Rita. Além disso, a Odontolive conta com aproximadamente 35 prestadores de serviço e já são mais de R$ 5 milhões investidos.
Apesar dos altos e baixos, o empresário diz que é preciso continuar. “Durante a minha jornada quebrei, tive problemas na minha vida pessoal, rompi um casamento, precisei entregar um ponto, fiquei meses parado e só aí resolvi me levantar. Adquiri conhecimento na pancada, até conseguir decifrar o mapa do faturamento e entender que o método não é um trabalho duro, mas um trabalho inteligente. A universidade forma profissionais, mas a vida nos torna empreendedores”, declara.
Serviço multidisciplinar
Hoje, a Odontolive oferece um serviço multidisciplinar. “Fazemos desde uma limpeza até um levantamento de seio maxilar, um implante zigomático. Temos ortodontia para colocar aparelho, endodontia para fazer um canal, implantodontia pros implantes e facetas, periodontia, pediatria, clínico geral, e estamos formatando o modelo para fazer harmonização”, pontua Gabriel.
O empreendedor investe tudo que tem na marca e sempre busca a excelência. “Tudo que é meu sempre foi investido nas clínicas, um empréstimo que eu fazia, o que eu poupava, o lucro de uma clínica era reinvestido na outra. E isso é mais do que pensar em dinheiro, é um sonho, é a minha vontade de expandir a marca. Minha empresa é a minha prioridade, é como se fosse um filho e eu quero entregar algo de excelência”.
Para Gabriel, o segredo é conquistar a confiança de seus clientes com um serviço de qualidade. “Posso não ter um posicionamento de classe A, mas o meu atendimento e os meus materiais são de classe A. Preciso conquistar a confiança do meu paciente, para isso preciso entregar um trabalho de qualidade. Na Odontolive visamos os pacientes, nós servimos a eles. Esse é o diferencial”, garante.
Agora o objetivo do empresário é formatar seu modelo de negócio e vender franquias pelo Brasil. “Já licenciei o nome, agora é só mostrar o produto pronto. A primeira franquia vai ser em Ipatinga, depois pretendemos abrir uma em Coronel Fabriciano e em Teófilo Otoni. Temos todo o mapa da expansão, só falta ajustar os últimos detalhes da formatação do modelo, que é sustentável e crescente”, finaliza.
OLHO 01: “A universidade forma profissionais, mas a vida nos torna empreendedores”
OLHO 02: “Minha empresa é a minha prioridade, é como se fosse um filho e eu quero entregar algo de excelência”