Neste domingo, às 16h30, no Mineirão, Atlético e América entram em campo para a decisão do Campeonato Mineiro Sicoob 2023. O primeiro duelo da final foi realizado no dia 1º de março, no Estádio Independência. O Galo venceu o duelo por 3 a 2.
Dessa forma, a equipe alvinegra já entra em campo com a vantagem de perder por até 1 gol de diferença. Por ter feito melhor campanha na fase classificatória, o Atlético joga por dois resultados iguais na final. Neste caso, se o jogo terminasse empatado no primeiro confronto, bastaria um novo empate para o Galo levantar a taça pelo quarto ano consecutivo. Como venceu, agora tem o luxo de ser campeão mesmo se perder por um gol de diferença.
Por isso a missão do América será difícil, mas não impossível. Tanto que a equipe goleou por 4 a 1 o Peñarol, do Uruguai, na última quarta-feira (5) pela Copa Conmebol Sul-Americana. A vitória elástica deixou os jogadores do Coelho motivados e acendeu um sinal de alerta para o Atlético.
No confronto direto, as equipes já se enfrentaram 283 vezes e o Galo tem ampla vantagem. Dos 283 jogos, o alvinegro venceu 155. Além disso, 69 partidas terminaram com o placar empatado. O América foi melhor em 59 jogos. O Galo também tem vantagem no número de gols. São 494 gols do Atlético contra 299 do América.
A maior goleada do América no confronto aconteceu em 1919, quando venceu por 5 a 0. Em 1922, o América também aplicou 6 a 2 no Atlético. Já o Galo aplicou sua maior goleada no confronto, em 1987, quando venceu por 5 a 0.
Com 47 títulos conquistados, o Galo é a equipe com mais títulos do Estadual. O América é o terceiro, com 16 troféus. O Cruzeiro, que chegou à semifinal e foi eliminado pelo Coelho, é o segundo em número de campeonatos estaduais, com 38 troféus. Villa Nova (5), Siderúrgica de Sabará (2), Caldense (1) e Ipatinga (1) completam a lista dos vencedores do Mineiro.