Hospital Bom Samaritano inaugura UTI Pediátrica e governador Romeu Zema prestigia o evento

FOTO: Leonardo Morais

Nesta sexta-feira (24), a Beneficência Social Bom Samaritano (BSBS), mantenedora do Hospital Bom Samaritano (HBS), inaugurou a UTI Pediátrica. A cerimônia da primeira UTI privada e filantrópica de Valadares contou com a presença do governador Romeu Zema (Novo), do prefeito André Merlo e de deputados federais e estaduais. São 10 leitos e em breve atenderá pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a inauguração da nova UTI, Valadares conta com 20 UTIs pediátricas ao todo. Ou seja 10 no Hospital Regional e 10 no Bom Samaritano. Há dois anos a cidade não tinha nenhuma. “É uma satisfação estar aqui novamente, fazendo mais uma entrega na área da saúde. O investimento do Estado foi de um milhão e 700 mil. Reforçamos o sistema de saúde da cidade, que está, inclusive, com quantidade maior ao recomendado de UTIs pediátricas. Estamos fazendo esse trabalho em todo Estado, fortalecendo a saúde, para que possamos evitar a transferência de pacientes. Queremos que sejam tratados regionalmente”, afirmou o governador.

De acordo com Zema, é desumano o paciente ter que viajar muitas horas em estradas ruins para receber tratamento. “O objetivo é, também, reduzir a distância para que as pessoas não tenham que viajar em estradas ruins; que é outro problema que também estou ciente, estando com a saúde comprometida, porque isso pra mim é desumano”.

Solenidade

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) esteve presente no evento. Segundo ele, irá cobrar recursos para a saúde em Valadares. Além disso ele afirmou que foi uma honra poder prestigiar a inauguração. O deputado estadual Enes Candido (PP) se emocionou no discurso ao dizer que essa é uma grande conquista e “imagina se fosse meus filhos ou os seus filhos precisando dessas UTIs?!”. 

Já o deputado federal Hercílio Coelho Diniz (MDB) afirmou que era um evento suprapartidário e que fica muito alegre com a finalização das obras. O prefeito de Valadares, André Merlo, agradeceu a presença do governador e do secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, e toda atenção com as demandas da cidade. “Parabenizo a gestão do nosso governador. A palavra aqui é esperança para termos dias melhores na nossa região. E agradeço em nome de todos os prefeitos da região por essa conquista para a saúde. Agradeço também ao secretário por toda atenção com Valadares”, disse.

Autoridades reunidas/ FOTO: Leonardo Morais

Investimento

De acordo com o Hospital Bom Samaritano (HBS), o investimento foi de aproximadamente R$ 2 milhões em construção, mão de obra e equipamentos. A expectativa é que em 2024 também ofereça o serviço de oncologia e cirurgia cardíaca infantil. 

Ainda segundo o HBS, a UTI Pediátrica recebeu recursos do Ministério da Saúde e do Governo de Minas Gerais fomentados pelos deputados Hercílio Diniz (MDB), Enes Candido (PP) e pela ex-deputada Celise Laviola, que atuou junto a Secretaria de Estado de Saúde (SES) para habilitação. Os três políticos foram homenageados na solenidade com entrega de uma placa pelas mãos do governador.

Estrutura

“A UTI é moderna, conta com uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogas e técnicos de enfermagem com especialização em terapia intensiva, para ajudar a suprir a demanda da cidade e região”, explicou a gerente assistencial do HBS, Flávia Linhares. 

O Hospital Bom Samaritano é considerado um complexo hospitalar e está em funcionamento há 22 anos. É responsável por cerca de 40% dos leitos hospitalares da cidade. De acordo com dados da gestão administrativa, em 2022, 86,94% dos atendimentos hospitalares foram voltados para pacientes encaminhados pelo SUS, o que reforça o caráter filantrópico.

FOTOS: Leonardo Morais

Obras do Hospital Regional

Em entrevista ao Diário do Rio Doce, o governador disse que as obras do Hospital Regional só não estão em andamento devido à decisão judicial. “Não está em andamento porque uma construtora judicializou e nós estamos aguardando uma decisão judicial. Mesmo sendo governador do Estado não posso desobedecer uma determinação judicial”, afirmou.

Já de acordo com o secretário de saúde do Estado, Fábio Baccheretti, a pauta do Hospital Regional foi levada ao Tribunal de Justiça. “Fizemos uma reunião no Tribunal de Justiça e explicamos a importância deste hospital, já que Valadares está se tornando um polo regional forte de saúde. O Tribunal de Justiça ouviu e nossa expectativa é que seja decidido logo, pois não podemos ficar perdendo tempo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM