Nesta sexta-feira (24) acontecerá o Sarau “Pão, Poesia e Prosa”, no Garfo Clube, a partir das 19h30. A entrada é franca e, aliás, todos os amantes da poesia estão convidados.
De acordo com a criadora do Sarau, a poeta, socióloga e professora Lana Alpino, o evento foi criado em 2018 com o objetivo de fomentar a cultura valadarense. “A motivação principal foi fomentar a cultura valadarense e Vale Riodocense através da valorização da grande Dama do Discurso: A Poesia. E concomitantemente incentivar a escuta, leitura e a escrita de poemas”, afirmou.
Ainda de acordo com Lana, a poesia é uma arte-terapia. Em entrevista ao DIÁRIO DO RIO DOCE, a poeta explicou os sentimentos que tem ao participar de um sarau, por meio de um trecho do poema autoral chamado Overdose:
“Quando de um Sarau participo
As terapias cognitivas
Da fala, da escuta
Do cheiro, do abraço
E do olhar nos olhos
Eu pratico
E à medida em que os poemas são declamados
Ou lidos
Em estado de graça
Eu fico
E sou acometida
Por sintomas diversificados
Controversos e lindos…
Arritmia cardíaca,
Alegria, euforia, nostalgia,
Frio na barriga,
Dilatação da pupila,
Paz de espírito”.
A poeta é autora de três livros: “É Gratuito”, lançado em 2005, “Noutras Perspectivas Poesias”, publicado em 2012, e “LUANA, A Boneca Africana”, obra literária infanto-juvenil lançada em 2021.
O Sarau acontece sempre na última sexta-feira do mês. Mas não possui um lugar fixo. Portanto quem tiver interesse em participar, o coletivo “Pão, Poesia e Prosa” possui um grupo no WhatsApp para trocar poemas. Assim sendo, para mais informações, entre em contato com Lana pelo número: (33) 98827-1633.