O Hospital Bom Samaritano (HBS) abriu seis vagas para Residência Médica em Medicina Intensiva (2), Cardiologia (1) , Nefrologia (2) e Oncologia Clínica (1), com acesso direto e/ou pré-requisitos. As inscrições devem ser feitas no site da Associação de Apoio a Residência Médica (AREMG) de 9 a 15 de fevereiro. A prova será no dia 25, com taxa de inscrição no valor de R$ 220.
A primeira prova, aplicada em dezembro, através do Processo Seletivo Unificado de Minas Gerais (PSU-MG), teve 208 candidatos inscritos para as especialidades: Cardiologia, Medicina Intensiva, Nefrologia, Oftalmologia e Oncologia Clínica. Desse número, 97 se inscreveram para a Oftalmologia, ofertada pela primeira vez pelo HBS.
A segunda seleção será feita porque em algumas áreas o número de aprovados não foi suficiente. “A realização das provas pelo PSU-MG traz maior credibilidade, isenção e qualidade na seleção dos candidatos. Quando as vagas não são preenchidas, por questão de procura ou pela não aprovação, é realizado um processo complementar com vagas remanescentes”, afirma o coordenador da Comissão de Residência Médica do HBS (Coreme), Adhemar Dias de Figueiredo Neto, complementando que, “o diferencial é que neste segundo processo as provas serão feitas em Governador Valadares, o que facilita a logística dos candidatos”.
As oportunidades para o novo processo são para Medicina Intensiva, Cardiologia, Nefrologia e Oncologia Clínica. O edital pode ser encontrado no site do HBS ou da AREMG.
Complexo Hospitalar Bom Samaritano
Mantido pela Beneficência Social Bom Samaritano, que há 73 anos trabalha em prol da saúde dos valadarenses e de moradores dos mais de 84 municípios de todo O Vale do Rio Doce, o Hospital Bom Samaritano está em pleno funcionamento há 22 anos, mas desde 1998 presta o serviço de combate ao câncer na cidade (23 anos como hospital do Câncer de Governador Valadares).
É considerado um Complexo Hospitalar, tem cerca de 1.440 colaboradores (incluindo os serviços terceirizados) e é responsável por cerca de 40% dos leitos hospitalares da cidade. O HBS teve em 2021, 88,53% dos seus atendimentos voltados para pacientes encaminhados pelo SUS, o que reforça seu caráter filantrópico, e os outros 11.47% de atendimentos restantes são de convênios, particulares e filantropia.
Números de 2021, registrados no Relatório de Gestão da mantenedora, mostram que foram realizados 8.054 internações hospitalares e 310.479 atendimentos ambulatoriais.
O Hospital Bom Samaritano conta com residência médica, autorizada pelo MEC, nas áreas de Cardiologia, Nefrologia, Otorrinolaringologia, Intensivista e Oncologia Clínica e tem convênio com a Universidade Federal de Juiz de Fora e com a Univale, ambos para garantir espaço de estágio aos estudantes, cumprindo seu papel e sua missão junto à comunidade onde está inserido.
E considerado referência em alta complexidade para toda a região nas áreas de Oncologia, Nefrologia, Cirurgia Bariátrica, Ouvido Biônico, Cardiologia, Traumatologia e Ortopedia, sendo todos os serviços credenciados pelo SUS, e administra UPA 24h considerada Tipo III de Complexidade Intermediária (100% SUS). (Dados do Relatório de Gestão de 2021)