A percepção dos problemas sociais do mundo através de olhos infantis trabalhando em conjunto com a criatividade. Esse foi um dos pilares para compor a peça de teatro “Bisa”, uma das atrações que marcaram a estreia da 15ª edição do Fenta de Governador Valadares, na noite desta quinta-feira (19). Temas como racismo e machismo estrutural estiveram presentes durante toda a peça encenada por atores infantis.
De acordo com o professor responsável pela companhia, Elmo, a ideia para a peça surgiu durante uma oficina de teatro em que os alunos deveriam relatar suas vivências e fatos sobre suas famílias e seus antepassados.
“Eles são alunos do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e eu pedi textos sobre as bisavós, sobre relatos deles de algo que já passaram ou viram os familiares passarem. Aí eles trouxeram os textos e eu comecei a pensar em montar um espetáculo com todos esses elementos que eles ajudaram a compor”, detalha.
O DRAMA
O drama é protagonizado por crianças da Cia Mente Teatral, de Frei Gaspar, que escreveram todo o enredo e falas da atração. De acordo com o professor, é indispensável e importante que os atores no palco compreendam sobre os assuntos que trouxeram.
“Eu acho que há necessidade porque esse olhar deles para o mundo não pode ser só para uma cidade que tem mais de 100 mil habitantes, eles têm que olhar assim também para uma cidade pequena”, explica Elmo.
Vindos de Frei Gaspar, uma cidade com cerca de 6 mil habitantes, a Cia Mente Teatral faz parte de um projeto social que busca levar conhecimento aos alunos através da arte. “Quando aceitaram a nossa inscrição foi muito importante. Eu pedi para as crianças serem como esponjas nesse Fenta, para elas absorverem tudo que vivenciarem aqui. Elas moram em um município que tem 5 mil pessoas, elas precisam saber que podem ser o que elas quiserem, inclusive atores”, conta.
COMO PARTICIPAR
O 15º Festival Nacional de Teatro é uma iniciativa da Cia Asas do Invento, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. Para assistir, os organizadores pedem a doação de um quilo de alimento, que, posteriormente, será entregue para instituições beneficentes na cidade. A programação vai até o próximo domingo (22). Portanto mais informações estão disponíveis clicando aqui.