Nível do rio Doce sobe para 2,47m na régua do Saae

Rio começa a invadir rua no bairro São Tarcísio. FOTO: Juninho Nogueira

O nível do rio Doce subiu, às 22h deste domingo (8), para 2,47m na régua do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Governador Valadares (Saae-GV). Com isso, o município ultrapassou a cota de inundação. Isso significa que alguns bairros ribeirinhos historicamente afetados, como o São Tarcísio e a região da Baixa do Quiabo, no Santa Rita, podem ter refluxo de água em algumas ruas. Por isso, os moradores devem ficar atentos. Na tarde deste domingo, a água já havia invadido parte da orla do São Tarcísio. A tendência, de acordo com a Defesa Civil, é que suba mais.

As fortes chuvas que atingiram o Estado nesta semana, especialmente nas cabeceiras do rio Doce, aumentaram o nível do rio em várias cidades por onde ele flui. De acordo com dados do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que monitora toda a bacia do rio Doce, a previsão é que o nível suba. O boletim divulgado na manhã deste domingo, por exemplo, revelava que em Ponte Nova (MG) e Mário Carvalho (MG) o rio alcançaria a cota de inundação ainda pela manhã de domingo. Em Timóteo, Coronel Fabriciano e Ipatinga a cota de inundação também será alcançada. O mesmo acontece em Valadares.

Assim a Defesa Civil de Governador Valadares orienta os moradores de regiões historicamente afetadas a continuarem mantendo ações preventivas de segurança e a ficarem atentas aos canais oficiais de comunicação da Prefeitura. Em caso de emergência, o número de contato da Defesa Civil é 199.

COMO ENTENDER AS COTAS EM VALADARES, CONFORME A RÉGUA DO SAAE:

COTA DE ALERTA: Acima de 1,90m

COTA DE INUNDAÇÃO (BAIRROS RIBEIRINHOS): Acima de 2,40m

INUNDAÇÃO: Acima de 2,80 m

FOTO: Juninho Nogueira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[the_ad_placement id="home-abaixo-da-linha-2"]

LEIA TAMBÉM