Quatro alunos da rede municipal de ensino ficaram classificados entre os 10 primeiros lugares dos Cursos Técnicos Integrados do Instituto Federal Minas Gerais (IFMG), campus Valadares. Sendo que Ana Clara Santiago da Silva, da Escola Reverendo Silas Crespo, conquistou o 1º lugar do curso Técnico em Meio Ambiente.
Ainda no mesmo curso, Lucas Fagundes da Silva, da Escola Padre Eulálio Lafuente Elorz, ficou em 3º lugar. Na Escola Adélia Ribas, o aluno Victor Lourenço Martins passou em 4º lugar no curso Técnico de Segurança do Trabalho. Já Sofia da Silva Cicilio, também da Escola Silas Crespo, garantiu o 10° lugar no curso Técnico de Edificações. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), as classificações são fruto da dedicação dos alunos e do trabalho desenvolvido pelas equipes escolares.
Quando viu a lista de aprovados, a aluna Ana Clara não acreditou que ficou em 1º lugar. “Foi muito gratificante passar em uma boa colocação. A minha rotina de estudos foi bem puxada, porque eu não tinha o costume de estudar com tanta intensidade. Estava me preparando desde janeiro do ano passado e contei com ajuda dos professores, principalmente, da professora Mariana. A minha família também me ajudou, sempre me apoiando, além dos meus amigos que também estavam estudando para a prova”, afirmou.
Sabedoria e aprendizado
A professora de apoio em Matemática, Mariana Batista de Almeida, está muito feliz por sua aluna Ana Clara: “É uma alegria imensa. Sempre falo com meus alunos, tem que estudar muito, tem que valorizar o tempo na escola, pois a sabedoria e o aprendizado ninguém pode roubar deles”.
De acordo com o secretário municipal de Educação, José Geraldo Lemos Prata, a SMED está sempre buscando ofertar o melhor para o ensino municipal. “É um orgulho ter alunos aprovados no IFMG e professores dedicados em levar conteúdos que engajam e impulsionam o potencial dos alunos. A SMED implantou a Educação 4.0, além do material Inventura e a mesa alfabetizadora da Positivo Tecnologia Educacional. Este ano começa o projeto Poder Digital com capacitação tecnológica. Estamos trabalhando para que, no futuro próximo, nossos alunos conquistem mais aprovações não só no IFMG, mas também nas universidades federais, e que eles tenham um futuro promissor no mercado de trabalho”.
Grupo de estudos
Segundo Gésica Mara de Assis, diretora da Escola Adélia Ribas, os próprios alunos pediram para montar um grupo de estudos para a prova do IFMG. “No terceiro bimestre, nós levamos os alunos do 9º ano para conhecer o campus do IFMG de Valadares. Eles voltaram muito empolgados com tudo que viram por lá. A partir daí, a turma fez a proposta do grupo de estudos. A escola comprou a ideia e montamos o grupo fora do horário de aula, na parte da tarde, com alguns professores. O resultado está aí. Tivemos 5 alunos aprovados, sendo 1 classificado e 4 excedentes. Para nós foi uma grande vitória e vamos replicar o projeto este ano, começando o grupo de estudos ainda no 1º semestre. Nosso objetivo é ter mais alunos aprovados dentro da margem de classificação”, explicou.